quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A verdadeira democracia

É democrática toda ação que representa a expressão da vontade da maioria. A Democracia é o princípio que, ao unir liberdades individuais e coletivas do cidadão, permite a troca e o diálogo político, sem retirar do Estado o poder de decisão em prol do bem estar da sociedade.

Nunca existiu, entretanto, um regime verdadeiramente democrático no planeta, desde a antiguidade até a era contemporânea. No passado recente da história humana, dois sistemas políticos, aparentemente opostos, revelaram como o autoritarismo controla as relações de poder entre os homens, desde sempre.

A ditadura socialista errou ao partir do pressuposto de que todos os indivíduos possuem as mesmas necessidades, errou ao sufocar a individualidade e o movimento das massas com o autoritarismo. A ditadura socialista errou ao retirar do cidadão o direito de se expressar, o direito de criticar.

Da mesma forma, o capitalismo massacrou identidades ao impor produto e pregar o padrão comportamental, propiciando as condições de massificação da sociedade. O jogo capitalista também tem sua forma requintada de manipular opiniões e controlar as formas de comunicação. A ditadura do capital apresenta a propaganda de uma sociedade guiada pela liberdade sem citar que para cada Estados Unidos, paga-se o preço de uma África.

Cada dia que passa, enfim, as nações se afastam do regime verdadeiramente democrático. É necessário desenvolver um modelo humanista que saiba conciliar as liberdades individuais e coletivas. Simultaneamente, o homem precisa ter assegurados seus direitos fundamentais e, ainda, notar que existe liberdade maior que a pura e simples liberdade de escolher entre as marcas A e B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário