quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Contrastes do Brasil

O Brasil, um dos maiores países do mundo em extensão, é também um país de grandes diferenças internas. Essas distinções são notáveis de norte a sul através de nossa própria geografia, cultura e etnias.

A região Norte, por exemplo, abriga a floresta Amazônica, um dos nossos maiores tesouros, além de fruto de muito orgulho. Ainda temos a caatinga, um vasto litoral, a mata atlântica, florestas de araucárias ao sul, etc. Nossa biodiversidade ao longo do território é gigantesca. Somos privilegiados por grandes variações climáticas, devido à ampla latitude que abrangemos. Ao norte, o calor permite o plantio de produtos diferentes dos cultivados na região meridional, o que faz de nós produtores de quase qualquer gênero alimentício.

O comércio, o lazer e o turismo também têm suas peculiaridades regionais, devido a outros motivos. Desde o início da nossa história o país foi ocupado de forma desigual e por distintas etnias, dando margem a várias culturas, mitos, crenças, comportamentos e mentalidades. Ainda assim, apesar de tantas diferenças, somos um país único (e que bom que o somos!), e somos beneficiados por elas. Afinal, quantos países da Europa não gostariam de ter os contrastes que nós temos?

Sendo repleto de peculiaridades locais, o Brasil dispõe de vantagens e benefícios que devem ser bem aproveitados. Nossa cultura heterogênea, assim como nossas diferenças físicas, fazem de nossas numerosas etnias uma gigante sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário