terça-feira, 21 de setembro de 2010

O preconceito ainda existe


O fato de muitos negros ocuparem hoje lugares de destaque na sociedade, não indica que o preconceito racial esteja chegando ao fim, demonstra que o mundo está abandonando o fato de somente o branco ser superior e acreditar que o negro também é capaz de atingir seus objetivos. Essas pessoas com certeza aproveitaram suas oportunidades e alcançaram o sucesso, porém, muitos deles tiveram ajuda de uma situação financeira boa.


A escolha dos americanos para presidente da república mostra que o preconceito existe nos dias atuais, pois foi uma eleição que jamais teria tanto impacto se o mundo estivesse realmente amadurecido com a questão racial. Barack Obama por sua vez não teve a infância que um negro pobre teria, cursou prestigiadas universidades e, como membros da sua família são brancos, ele teve um “cartão de acesso” a esse mundo da política e atualmente comanda a Casa Branca.


Outro argumento é que o preconceito racial está acabando porque muitos atores negros fazem sucesso, fazendo com que as pessoas pensem que a imagem do branco como superior está chegando ao fim; porém, o fato é que atores negros estão em evidência porque existem personagens negros e não porque são símbolos dos novos tempos.


O preconceito racial ainda existe e somente com punições para atos discriminatórios e investimentos nas áreas da educação podem diminuir cada vez mais o pensamento racista. Não é porque alguns negros tiveram sucesso, que todos também terão, da mesma maneira que cotas em faculdades geram mais preconceito. A melhoria do ensino público é um ingrediente que pode diminuir a desigualdade entre a população de quaisquer etnias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário