quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A Educação muda valores

O consumo de bebidas alcoólicas é tão prejudicial à saúde quanto o consumo de drogas. Muitos adolescentes não sabem disso e utilizam o álcool de maneira excessiva e inconseqüente, muitas vezes apoiados pelos mais velhos.

Desde o início da adolescência, quando se começa a sair com os amigos, surgem muitas novidades e sensações a descobrir. Logo o jovem depara-se com bares e festas cuja principal atração são as bebidas com nomes diferentes e engraçados, cores chamativas e garçons jovens e dispostos. O resultado é um número cada vez maior de jovens sendo seduzidos pelo consumo. Nada mais normal, pois "experimentar" é a essência, não só do jovem, mas do ser humano. Todavia a imaturidade acaba levando o pré-adolescente a querer se mostrar adulto perante sua turma e assim experimentar bebidas cada vez mais fortes e em maior quantidade.

No colégio e em casa, ensina-se que as drogas fazem um mal maior à saúde do que qualquer outra coisa e incentivam-se campanhas como "Diga não às drogas". Fala-se até do cigarro, porém o álcool é deixado de lado e não é visto como uma droga. O adolescente pode até saber que não faz bem, mas se sente mais feliz e forte quando bebe , pois é isso que acontece nas campanhas publicitárias de cerveja, por exemplo. Diante do incentivo da mídia, de amigos, de torcidas organizadas de times, a justiça fica "de mãos atadas", pois mesmo proibindo não consegue impedir o consumo entre menores.

Como quase todas as coisas, o não-consumo de bebidas alcoólicas deve ser incentivado desde criança. A educação é a base de todos os valores pessoais futuros e pode combater apelos da mídia. Deve-se, portanto, ampliar campanhas educativas em que o perigo do álcool seja enfatizado e devidamente explorado. O álcool mata e vicia , e somente com educação pode-se incorporar essa idéia aos valores juvenis.

Um comentário:

  1. Muito bom , pessoal diz, q sempre bebe por diversao, mas para mim é ai que comeca errado, alem de tampar os proprios medos e deixar q o alcool faz tudo por si mesmo, c acham completamente certo e q fazem parte de um grupo civilizado "normal".
    Como muitos conhecido meu diz, bebida alcoolica ninguem bebe para acabar com a sede e sim por causa do "Alcool".

    ResponderExcluir