terça-feira, 21 de setembro de 2010

A importância da leitura


O Brasil não é uma nação letrada, não se trata necessariamente do analfabetismo e sim do tipo de cultura do país. O prazer da leitura não é exercido pela maioria dos brasileiros.


Nos séculos XIX e XX, realmente o analfabetismo era a maior barreira para tornar o Brasil uma nação letrada. Pouquíssimas pessoas tinham acesso à educação, a situação era muito mais precária. E claro não era vantajoso e continua não sendo para as escalas governamentais e camadas de maior ascensão social, que as pessoas sejam letradas e formadoras de opinião. Afinal, como enganar uma pessoa estudada e informada? Com isso, de que forma nossos governantes chegariam ao senado?


Atualmente, século XXI, acredita-se que o maior problema deixou de ser o analfabetismo, visto que as pessoas têm um maior acesso à educação que antigamente. A barreira está na cultura brasileira, há um grande desinteresse pela educação, em especial a leitura, já que a grande maioria dos brasileiros não “gosta” de ler. Isso ocorre provavelmente porque não há incentivo familiar e social para tal atividade. Assim, o cidadão brasileiro tende a ser ignorante, com o conceito de que a leitura serve no máximo para passar de ano no colégio ou na faculdade. Ela vai muito além disso; a leitura enriquece uma pessoa culturalmente, intelectualmente e até espiritualmente.


Infelizmente o Brasil sofre devido sua própria cultura, isso explica sermos um país subdesenvolvido, com mão-de-obra barata e pior, pessoas que se contentam com “pão e circo”. A ignorância custa caro! As pessoas precisam se tornar formadoras de opinião, críticas, e para isso precisam se habituar a estudar, e principalmente a ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário