segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Divisão Democrática

Foi-se o tempo em que as profissões eram definidas por sexo. A liberdade de escolha, na realização de tarefas, vem se fortalecendo à medida que as mulheres se especializam nas mais diferentes áreas e os homens não se envergonham de realizar certas atividades ditas, anteriormente, femininas.

As mulheres têm ganhado espaço no mercado de trabalho desde que encontraram a necessidade de levar dinheiro às suas casas. Algumas procuraram empregos mais delicados, outras – mais ousadas – se especializaram (e se especializam) em áreas mais “pesadas”. Com esse avanço das mulheres, os homens perderam seus lugares exclusivos e passaram a dividir todas as tarefas com elas.

Atualmente, a mulher tem a possibilidade de surfar, jogar futebol, lidar com animais de grande porte e ocupar cargos públicos, por exemplo; enquanto o homem também pode cuidar da casa, tornar-se cabeleireiro e chefe de cozinha. Antigamente, um homem que lavasse a louça era motivo de piada entre seus amigos; hoje, porém, vê-se com naturalidade tal situação. Isso ocorre devido à forte redução do machismo: posto que ainda exista, se constata num nível muito menor.

A divisão de trabalho por sexo ainda é encontrada, mas só na mente de algumas pessoas retrógradas. Inevitavelmente, quanto mais a mulher sai de casa em busca de trabalho e o homem assume alguns deveres domésticos, mais democrática será a escolha das tarefas realizadas tanto por pessoas do sexo masculino, quanto do sexo feminino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário