terça-feira, 9 de novembro de 2010

Violência na infância

Dentre as várias formas de violência existentes, a mais torpe e cruel é a contra a criança, pois a mesma trata-se de um ser indefeso e inocente, pode ficar com traumas por toda a vida e, além disso, ela será o adulto do futuro e criará seus filhos conforme fora criada.

Durante a infância, o ser humano é totalmente dependente, necessitando de amor, carinho e compreensão para desenvolver-se, no entanto, inúmeros casos de violência contra crianças são praticados covardemente dentro do próprio lar, o que demonstra a severidade e a pusilanimidade (covardia) destas pessoas que deveriam oferecer amor e segurança aos seus menores.

A prática da violência contra crianças, seja física ou verbal, também pode causar danos irreparáveis ao agredido, transformando um ser puro e ingênuo em um adulto humilhado, sem auto-estima, repleto de traumas, medos e aversões manifestados negativamente de várias maneiras.

Além disso, um adulto que tendo sido criado em um ambiente hostil e violento, certamente no momento de educar seus filhos repetirá o modelo de educação que recebera, dando continuidade ao ciclo de brutalidade e agressividade.

Dessa maneira, a violência contra crianças pode ser considerada uma das principais razões pelas quais as pessoas tornam-se cada vez mais intolerantes e agressivas. Para modificarmos essa atual situação, é necessário que se adotem severas punições aos agressores de menores e que sejam amplamente transmitidos valores morais, fraternos e éticos às famílias, a fim de formar crianças felizes e de boas índoles e, por conseqüência, uma sociedade melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário