terça-feira, 2 de novembro de 2010

Redução da maioridade penal no Brasil: Suicídio social

A questão principal da redução da maioridade penal é como a sociedade atual se porta em relação a este fato. Reduzi - la ou não, cabe a mentalidade pela qual as pessoas se guiam. Por exemplo, pensar que com isto a violência irá vir a diminuir é utopia.

A violência só iria diminuir se nosso país tivesse um sistema carcerário que realmente viesse a recuperar os detentos. Mas infelizmente o que possuímos é um sistema que aflora cada vez mais a criminalidade. Vamos supor que uma criança de 14 anos cometa um furto, esse menor tem de ser avaliado psicologicamente, tentando chegar até o fato que o levou a cometer tal crime, antes de jogá - lo em uma cela lotada de criminosos condicionados por sentenças pesadas. Fatores variados podem ter levado o menor em questão, a cometer tal furto.

A desigualdade social, com toda a certeza é o maior de todos estes fatores, o jovem, normalmente influenciado pela mídia e por esta nossa sociedade consumista, onde a valorização do dinheiro é excessiva, precisa de alguém que lhe mostre o que é certo e o que é errado. Isto deveria ser o papel principal da justiça junto ao governo, antes de qualquer coisa, pensar na educação dos jovens. Levar a eles o verdadeiro ensino, ajudar a construir a identidade do indivíduo e , antes de se pensar em construir mais cadeias, pensar em construir mais escolas.

Misturar um jovem, que nem ao menos tem sua personalidade construída, com criminosos que não possuem nenhuma ética, só irá fazer com que o jovem se torne uma pessoa sem valores morais. Instituições de recuperação deveriam dar mais valor a essas questões, pois o menor colocado em uma delas é normalmente mal tratado e sai de lá, com distúrbios muito maiores dos que quando entrou. O que a sociedade precisa entender é que existem dificuldades, existem transtornos e que nem todos que são levados para o lado da criminalidade têm a tendência a ficarem nela para sempre.

Então, antes vamos educar nossos jovens, reeducar as pessoas em relação às outras, ver o que realmente deve ser valorizado, porque como diz aquela frase: " A sociedade cria seus próprios heróis e seus próprios monstros. " Que tal, todos optarem pela sociedade criar apenas heróis? Diminuir a maioridade penal no Brasil, com a situação em que tudo se encontra, é suicídio social.

Um comentário:

  1. Complementando o último parágrafo , já dizia o filósofo e pensador iluminista Jean Jacques Rousseau: "O homem nasce bom , a sociedade o corrompe"

    ResponderExcluir