terça-feira, 9 de novembro de 2010

A mulher e a violência doméstica

A mulher sofre bastante com a violência doméstica. Alguns dos principais fatores que contribuem de forma direta ou indireta para tal problema são: o machismo, a independência financeira da mulher em relação a seu companheiro e a omissão de vizinhos que conhecendo o problema se recusam a denunciar.

Em termos fisiológicos, a musculatura humana masculina é mais desenvolvida do que a feminina. Assim, por ser fisicamente avantajado, o homem pré-histórico atuou como caçador, guerreiro, e defensor das tribos, o que lhe conferiu o título de "chefe" do lar, ao passo que a mulher foi responsável pela criação dos filhos e pelas tarefas do lar. Essa divisão engendrou (produziu/formou) uma sociedade essencialmente machista, e hoje muitas mulheres ainda são submissas aos desejos, às ordens, e às agressões de seus companheiros.

Apesar de boa parte das mulheres estarem inseridas no mercado de trabalho, algumas, por falta de oportunidade ou por opção, não estão. Isso fez com que as mesmas ficassem retidas ao lar como donas de casa e em dependência do companheiro, pelo fato de não ter autonomia financeira, e em conseqüência disso ficam incapazes de agirem de forma contrária as ordens e opressões de seu companheiro. Além do mais,quando há violência doméstica e o fato é do conhecimento de vizinhos, na maioria das vezes, estes não denunciam. Tal omissão retarda (ou atrasa) o combate ao problema.

Portanto , para uma erradicação do problema citado deve-se combater o machismo,dar mais oportunidades a mulher de ingressar no mercado de trabalho e denunciar,quando de nosso conhecimento,tal violência as autoridades competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário