terça-feira, 9 de novembro de 2010

Uma vergonha que ainda existe

Percebe-se que o trabalho infantil ainda é algo evidente no Brasil. Esse problema se origina principalmente no passado histórico deste país, na agricultura e nas indústrias. Nesse tempo, a principal causa para isso era a necessidade constante de mão-de-obra; atualmente, acontece devido a diversos fatores, como, por exemplo, a debilidade na educação e a concentração fundiária. Esse tipo de labor cria diversas conseqüências ruins para as crianças, como prejuízo nos estudos e perda da infância.

O Brasil sempre foi um país forte no cultivo de monoculturas para a exportação. Esse tipo de plantação, quando não há modernização, demanda uma grande quantidade de trabalhadores. Essa, juntamente com as indústrias, que antigamente empregavam muitas crianças, devido a falta de uma legislação que proibisse, para pagar salários menores, foi uma das principais origens do trabalho precoce.

Atualmente, as principais causas para o emprego deste tipo de mão-de-obra são: a deficiência na educação e a elevada concentração de terras nas mãos de poucos proprietários. A primeira, porque se a pessoa estuda pouco, provavelmente terá um salário baixo e uma grande quantidade de filhos. Não tendo como sustentá-los, estes terão que trabalhar para ajudar. A segunda, pois com a grande quantidade de latifúndios, os pequenos produtores não têm como concorrer. Acabam tendo um retorno financeiro muito pequeno, e tendo que empregar seus próprios filhos, já que não têm condições de contratar funcionários.

As principais conseqüências do trabalho infantil são o analfabetismo ou o pouco tempo de estudo e a perda da infância, pois muito cedo as crianças já têm a responsabilidade de ganhar dinheiro. O tempo que levam trabalhando, o que muitas vezes corresponde a um dia inteiro, estariam na escola. Isso acaba gerando um processo contínuo, pois sem estudar não terão um bom emprego, com isso faltará um salário que dê para o sustento de suas famílias e assim seus filhos serão “obrigados” a ter que trabalhar.

Dessa forma, nota-se que o emprego de crianças no mercado de trabalho ainda é um problema no Brasil. Porém, é algo que tem solução. Para isso é preciso: investimento, principalmente na educação, a melhor distribuição de terras, com uma reforma agrária séria e uma maior fiscalização para que se cumpram as leis que protegem o menor do trabalho primário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário