terça-feira, 9 de novembro de 2010

Trabalho Infantil no Brasil

O Trabalho Infantil no Brasil é uma questão complexa de ser resolvida, porque ele cresce em função de leis que não são cumpridas, associadas a questões culturais e econômico-familiares.

Embora existam leis no Brasil que impedem a prática do trabalho infantil, estas leis não são cumpridas, tornando esse tipo de mão-de-obra rentável para aqueles que o utilizam. Enquanto pessoas de negócios exploram a situação aqui descriminada, a sociedade assiste à falência da infância.

Além disso, o contexto cultural no Brasil contribui para esse tipo de trabalho. No Brasil, uma criança no mercado de trabalho não é vista, por alguns, em situação ruim. É comum ouvirmos: "meu filho é trabalhador", uma vez que há o pensamento embasado no fato de que é preferível o trabalho às más influências

Outra preocupação é o contexto econômico-familiar, muitas crianças trabalham para ajudar no sustento familiar, deixando a educação escolar e o lazer em segundo plano. Aqui encontramos uma situação peculiar, para parte da sociedade o trabalho infantil está concentrado no interior do país, principalmente nas carvoarias, ao contrário disso , também é explorado e em grande escala nos grandes centros.

Em virtude dos fatos mencionados somos levados a crer que o trabalho infantil é algo comum na sociedade e teoricamente impossível de ser resolvido. É desejo de todos que algo seja feito , de forma urgente e imediata , para conter essa falácia na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário