terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pré-Sal

O Pré-sal é uma extensa camada de sal, localizada ao longo da costa brasileira, mais precisamente, nas costas marítimas, nas regiões sul e sudeste. Abaixo dessa camada de sal, existe uma grande fonte de petróleo, hoje em dia muito valorizada a nível mundial. A sua exploração traz muitos benefícios, porém, em contrapartida: traz danos ao meio ambiente.

A descoberta dessa fonte de petróleo, juntamente com a queda do índice de desmatamento da Amazônia, faz com que o Brasil fique em uma situação favorável. Entretanto deve-se ter muita cautela, pois estamos lidando com questões que envolvem nosso meio ambiente. Essa precaução não se deve só pelo fato de acontecimentos atuais e antigos mostrarem que o petróleo causa danos direta e indiretamente. Um exemplo é o vazamento de petróleo no Golfo do México, onde foram utilizados materiais baratos, e de baixa qualidade, na construção da base de extração.

No Brasil, o lucro deve ir diretamente para a solução de problemas primordiais, como a fome, saúde e educação. Esses lucros serão obtidos ao longo do tempo e deverão ser revertidos para a reparação dos danos causados pela própria extração.

Portanto, não há duvidas de que o Pré-sal é uma das maiores oportunidades do Brasil alavancar sua economia. Contudo, deve-se atribuir valores proporcionalmente iguais às necessidades do país e à preservação do meio ambiente, pois sem o meio ambiente, não há futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário