terça-feira, 4 de maio de 2010

Vestibular x Inteligência



O objetivo desse post é tentar desfazer a confusão que normalmente paira sobre a cabeça das pessoas (não todas , detesto generalização). Provavelmente você já escutou por aí: “Fulano passou para a UFRJ” e imediatamente a outra pessoa: “Nossa, como ele é inteligente”. Ledo engano … uma coisa não tem nada a ver com a outra. Podemos dizer que caminham juntas , mas não necessariamente estão ligadas. O que vejo de bizarrices no orkut: comunidades do tipo "Foi mal, a minha é federal", fotos com camisetas escrito "Só burro paga"* , comentários pejorativos sobre determinada faculdade particular , enfim , lamentável essa tentativa, a todo custo , de se mostrar uma pessoa inteligente. Nunca é demais lembrar , que quem faz a faculdade é o aluno e não o inverso.

* Reflexão: Um aluno de Serviço Social ,Pedagogia, Educação Física, etc , na UFRJ ou Medicina em uma particular ?? rs (deixa pra lá ... ). Tá vendo como é chato e até mesmo incabível certos tipos de comparação ???

Pelo menos em relação à Engenharia , tenho total propriedade para abordar o assunto e assim citar 2 exemplos que vivi e não posso deixar de mencionar rs:

1 – a primeira semana para o pessoal da Engenharia é marcada por palestras obrigatórias (pelo menos para mim foi), nas quais você será “apresentado” aos conceitos básicos (Limite , Derivada e Integral). A saber,uma integral é representada por uma “cobrinha”. Essa informação é importante porque integral já começa a ser estudada na terceira semana em Física I. Bom, chega a terceira semana e a professora entra em integral. Não é que me surge um infeliz, pede o direito a pergunta, aponta para o quadro e indaga: “Professora, o que é aquela cobrinha ali???” Nessas horas você questiona se todo aluno da UFRJ é realmente inteligente rs.

2 – aula de Cálculo I (adorei Cálculo), professor resolvia um exercício no quadro (já era final do período e mesmo se não fosse … ) quando uma “conhecida” se levanta lentamente , olha perplexa para o quadro e pergunta: “Professor por que você substituiu sen2 + cos2 por 1 ???” (parece mentira , mas é sério rs). Fiquei perplexo , não sabia o que fazer, me levantei , pensei em sair da sala, confesso até que tive vontade de bater nela rs. Me contive , mas é difícil imaginar que um(a) colega de classe não saiba uma relação fundamental da matemática, ainda mais àquela altura do campeonato. Novamente: nessas horas você questiona se realmente todo aluno da UFRJ é inteligente rs.

Esses são apenas dois exemplos de inúmeros que tenho para contar , o que não seria viável (texto grande demais dá preguiça e fica chato !!!)

Portanto , que fique claro de uma vez por todas que uma pessoa que consegue aprovação em uma Faculdade Federal ou Estadual (e isto me inclui),na maioria dos casos é uma pessoa normal,que abdicou de momentos preciosos da sua vida (namorar, jogar bola , passear , escutar música , cinema , etc) em prol de um objetivo e isso não quer dizer que ela seja inteligente* (pode até ser), mas sim uma pessoa extremamente dedicada, ponto!!!

* Uma pessoa inteligente é aquela capaz de lidar satisfatoriamente com os problemas do cotidiano , tem alta e rápida capacidade de raciocíno e improviso, em suma , é alguém , de fato , preparado para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário