quarta-feira, 26 de maio de 2010

Minha terapia


De que sentes falta exatamente ??? boa pergunta ... aparentemente se tem tudo , uma família completa e feliz, com pai e mãe casados até hoje (coisa não muito comum nos dias atuais ...), amor , carinho , sossego , tranquilidade e paz em casa. Dinheiro foi , é , e sempre será um problema, mas como diz Falcão , vocalista da banda O Rappa , em uma de suas músicas: “Eu não preciso de muito dinheiro , graças a Deus , e não importa ... “ , em suma , o suficiente já é o bastante. Aparentemente , nada nos falta , mas fato é , que de súbito , um sentimento de impaciência nos toma por completo e a falta de “sei lá o quê” surge de forma avassaladora e inquietante . É um vazio interior , uma necessidade de preenchimento , sem ter “que” nem “por quê” , que nos aborda principalmente aos fins de semana (justamente quando nós solteiros nos sentimos mais solitários).

O que esperamos nesses momentos ??? outra boa pergunta ... e como responder essa pergunta se não sabemos ao menos o que queremos ? complicado ... as vezes sentimos saudade até mesmo do que não vivemos. Entender nossos sentimentos não é uma tarefa fácil (embora pareça ...). Apesar disso , a procura continua , a busca incessante por um sentido para essa vida sem graça , sem sal. Afinal , tem que ter algum sentido , não é possível ...

Um apego insistente (até chato) ao passado (embora este não tenha apresentado nada de tão memorável assim . Nada a ponto de ser “eternamente” desejado , sentido) , falta de oportunidades (criar nós tentamos, mas se o destino não conspira a favor ...)*, ausência de fé , perda progressiva de expectativas e esperança , enfim , nada dá certo. Tudo isso , somado , só agrava ainda mais a situação. E a partir daí já surge a melancolia , que é vizinha da depressão. Como dizia Renato Russo: “parece cocaína , mas é só tristeza ...”.

*sem esse papinho de “você é responsável por tudo que acontece em sua vida e blá , blá , blá ...”. As coisas não funcionam assim. Infelizmente ou felizmente , o destino é ativo , presente e atuante. (para maiores esclarecimentos leia meu texto Acaso x Destino).

E o que fazer ou a quem devemos recorrer nesses momentos ?? Qual a “válvula de escape” ? a sensação sinceramente é de estar em um “beco sem saída” , que ninguém pode nos ajudar (desânimo total). Uns se entregam as drogas (sinal de fraqueza ...) , outros se entregam a bebida (sinal de fraqueza ...) , tentam e/ou cometem suicídio (sinal maior de fraqueza) , desabafam com amigos (sou demasiado fechado para isso), enfiam a cara nos estudos ( hahahahahha , tá bom...) , recorrem à religião ( já nem tenho mais fé para tanto ...). Há até aqueles que nada fazem , pois acreditam no ditado: “nada que uma boa noite de sono não resolva”. No final das contas , já dizia John Lenon: “Hei Jude , não fique assim , sabe a vida , ainda é bela. Esqueça de tudo que aconteceu , amanhã será um novo dia ...” e essa é a mais pura verdade , o travesseiro é o nosso melhor conselheiro.

Minha terapia nesses momentos , apesar de haver mil e uma formas de tentar fugir desse “karma” , é pura e simplesmente , vagar solitário por lugares onde algum dia eu fui feliz (ou que ,pelo menos, eu julguei ser naquele momento)* , ouvir uma boa música e , atualmente, escrever esses desabafos.

*e o que eu busco com isso ??? não sei ... é como se o lugar me fizesse reviver tais felicidades , as quais parecem “impossíveis” , ou “inalcançáveis” no momento. Só sei que me faz bem , e essa sensação , só quem sente , sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário