sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dinheiro x Felicidade


Desde pequeno sempre ouvi dizer que dinheiro traz felicidade. Afinal , até que ponto essa premissa é verdadeira ? Pois bem , usemos como exemplo o caso do filme “Um homem de família”:

Um homem muito rico abriu mão do amor de sua vida para se dedicar única e exclusivamente à sua “profissão” (enriquecer a todo e qualquer custo). Conseguiu . Se tornou um investidor. Ficou muito rico , morava em uma cobertura , tinha carros e várias mulheres (descartáveis , nada sério), enfim , tudo que o dinheiro podia comprar. Apesar disso , se sentia extremamente entediado e solitário. Foi aí então , que resolveu imaginar como seria sua vida, se há anos atrás, tivesse investido em sua namorada de colégio ao invés de sua “profissão” (enriquecer a todo e qualquer custo), e com isso acabou adormecendo.

Foi então que no dia seguinte , esse homem acordou , não mais em sua cobertura , e sim em um apartamento de classe média no subúrbio. Dono de uma borracharia , casado com uma linda mulher e possuindo , agora , dois filhos e um cachorro . O início , obviamente , foi catastrófico , pois imagine: um magnata vivendo no subúrbio ?? passando dificuldades ???
dono de borracharia ?? casado com uma advogada não-remunerada ??? é amigo (a) , confesso que realmente é difícil de aceitar , portanto , entendível rs.

Com o tempo tudo foi se ajeitando , e aquele , até então entediado e solitário homem, foi entendendo o que é dar valor à vida , e conseqüentemente o real significado da palavra felicidade: levar os filhos para a escola , o cachorro para passear , encarar um dia duro de trabalho, depois pegar os filhos na escola , chegar em casa e finalmente encontrar sua mulher ( com um baita sorriso no rosto , à sua espera ) , passar o natal em família (arrumando a árvore e abrindo os presentes com os filhos) , fidelidade *, lembrar do aniversário de casamento (também teve de quebrar a cara para aprender rs) , em suma, pequenas coisas, que fazem da vida tão agradável , que nos fazem sentir tão úteis , únicos e especiais.

*o imbecil com uma mulher linda daquelas em casa , resolve dar em cima de uma “vagaba” que sempre lhe dava mole. Mas no fim isso acabou sendo providencial , pois foi aí que ele entendeu o significado da palavra fidelidade.

No fim da inusitada experiência , após novamente acordar sozinho em sua cobertura , e de forma instantânea , comparar o “antes com o depois “, ele entendeu como poderia ter encontrado enorme felicidade se tivesse escolhido a segunda opção. Ele não perdeu tempo , e foi imediatamente , tentar consertar a merda (a palavra tem que ser essa) feita no passado. A moral do filme é a mesma já passada pelo saudoso mestre Chico Xavier: “não podemos voltar atrás e fazer um novo começo , mas podemos recomeçar e fazer um novo fim” , e assim , foram “felizes para sempre” rs.

Por fim , o que realmente não compactuo é com o fato do dinheiro ser o agente principal da felicidade. Isso não existe. Ele é apenas um complemento . Traz uma felicidade momentânea, à medida que você pode comprar quase tudo (afinal , para muitos , gastar é uma terapia , e traz felicidade). Com o passar do tempo (isso vai de cada um ... dias , meses , anos , décadas , etc. Lembrem – se que não se trata de ciências exatas) , você percebe que mesmo podendo comprar quase tudo, se sente infeliz , com uma imensa sensação de vazio interior . Ora , se esse vazio aparece é porque nos falta algo , e se falta é porque não somos ou não estamos felizes (lembrando que felicidade é um estado de espírito e não uma condição permanente). Portanto , que o dinheiro é primordial e necessário, isso não há dúvidas , mas o fato é , que ele apenas ajuda , a quem já é feliz por natureza , a ser mais ainda.

Exemplo ilustrativo: uma pessoa que “tem tudo” (rica) , mas solitária , vai ficar com seu vazio interior* para o resto da vida , pois não há o que complementar (ele não é feliz , apesar de “ter tudo”). Agora para aquele cidadão que é pobre , bem casado , com filhos , morando em uma favela, vivendo com menos de um salário mínimo (um verdadeiro milagre !!!) e mesmo assim vive sorrindo (curtindo seu pagode , jogando uma sinuca e/ou um futebol fim de semana com os amigos , fazendo um churrasco na laje , aproveitando os pequenos momentos , etc ) , o dinheiro realmente será um complemento , pois , acredite , ele já é feliz (não existe vazio , não lhe “falta nada”) , apesar dos pesares.

*Não sejam hipócritas em achar que serão felizes para sempre vivendo única e exclusivamente do consumismo !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário