quinta-feira, 6 de maio de 2010

Uma imagem diz mais que mil palavras ...


O que você pensa sobre drogas ? Elas financiam o tráfico ? Legalizar a maconha seria uma solução ? Aliás , maconha é droga ? Cigarro e álcool são drogas ilícitas ? Se droga é tão ruim , por que as pessoas usam ? Esses são alguns dos inúmeros questionamentos que tornam esse assunto tão complexo e ao mesmo tempo tão intrigante e atraente.

Geralmente uma pessoa que usa drogas , o faz porque está enfrentando algum tipo de problema em casa, ou está com dificuldades , enfrentando a solidão , ou usa para se achar para os colegas e fingir que é o máximo , ou simplismente não aceita a vida como ela é, ou para “ajudar” a superar/aceitar a perda de um parente ou amigo , talvez por estar sozinho no mundo, ou está triste e deprimido por não ter um amor ou alguém para dividir a sua vida . Enfim , motivos não faltam para um indivíduo cometer tal ato de fraqueza (sim , quem entra nesse mundo , entra por que é fraco. Não vejo nem aceito outra justificativa) . Ao meu ver , estão cometendo um suicídio a longo prazo e portanto , são dignos de pena.

O usuário de cocaína e outras drogas financia as armas e a munição que os traficantes usam para matar policiais, integrantes de grupos rivais e pessoas INOCENTES ,ou seja, financia a corrida armamentista nos morros. Cada tiro de fuzil disparado por traficantes tem também no gatilho o dedo de um consumidor de drogas. Essa realidade não é facilmente admitida, principalmente pela classe média que promove passeatas pela paz, trata o usuário de forma complacente , não consegue enxergar a relação entre drogas e violência. É hipocrisia tratar o usuário de drogas como vítima quando na realidade, ele é “peça chave” (um cúmplice) nesse processo.

Não sei você , mas eu já não suporto mais as pessoas reclamando das autoridades , que a mídia só mostra cenas de violência e injustiça social. O engraçado é que esse mesmo tipo de pessoa , enche a boca para reclamar do governo, mas não faz nada para impedir as aberrações políticas que vêmos por aí (ano de eleições ... acorda alice* !!! rs), pelo contrário , assiste tudo de braços cruzados , e ainda por cima , de forma burra e irracional , é um dos maiores consumidores de drogas do país. Pois bem , saiba que caso seu pai, seu irmão ou sua mãe sofrer um sequestro relâmpago ou morrer devido a uma bala perdida ... É CULPA SUA !!!

*referência ao conto infantil "Alice no país das maravilhas".

O uso de drogas segue a mais simples lei de mercado: oferta e procura. Vamos , de forma resumida tentar entender o negócio:

Você consome drogas – o traficante fornece – há um aumento no consumo – o traficante, óbvio, amplia o negócio – a polícia aperta o cerco – o traficante precisa reforçar a sua segurança – entram armas na ilegalidade dentro das bocas – as armas extraviam – seu pai é assaltado – sua mãe é estuprada – e sua irmã , que aprendeu com você , continua usando drogas e financiando o tráfico. Enfim , temos aí um processo cíclico e contínuo. FÁCIL de entender assim , não ?? tudo bem , se quiser eu tento desenhar ... rs

Ouço constantemente que o tráfico acabará se o usuário deixar de comprar , ou se as drogas (no caso a maconha) forem legalizadas. Isso , além de utópico , é ingênuo !!! Hoje os bandidos que controlam o tráfico de drogas também controlam máquinas de caça-níqueis, vans e kombis do transporte alternativo, venda de botijões de gás, gatonet, e um sem número de outras atividades bem rentáveis (e com uma relação custo-benefício melhor do que o comércio de drogas). Portanto, sem o tráfico de drogas, eles continuarão lucrando. A verdade é que hoje, no Rio, não se disputa ponto de venda de drogas, a disputa é por território. Muito mais complexo do que era anos atrás (ou seja , a legalização das drogas não seria uma solução).

Também já ouvi argumentação do tipo: “As pessoas tomam café pra acordar; bebem pra se animar; comem muitas vezes apenas pelo prazer de comer (gula) e por que nego não pode fumar seu baseado pra relaxar?” Tudo bem , poder ... pode , desde que não interfira* na vida alheia.

* viciados costumam roubar para sustentar o vício, causam mortes desnecessárias e alimentam o crime.

Então maconha é uma droga ? maconha é como qualquer erva que possa ser feito chá e receitas caseiras. Pela alteração notável de consciência e por seus valores medicinais, acho que podemos considerá - la sim uma droga. E o cigarro/nicotina? o cigarro não provoca alteração de consciência, não reduz sua capacidade de reflexo, não o impossibilita de exercer suas atividades rotineiras normalmente e não faz ninguém matar, roubar ou se prostituir durante uma crise de abstinência. (tudo bem , provoca câncer, enfisema pulmonar , etc. Mata lentamente , mas isso é problema única e exclusivamente seu , não afeta mais ninguém , a não ser seus familiares , que sofrem por você). O consumo de álcool também produz alteração de consciência e diminuição do reflexo , portanto o álcool também deve ser considerado uma droga ilícita, assim como a maconha.

Um dos argumentos mais usados em favor da legalização da maconha é: “Na holanda a droga é permitida”. Sim , existe uma taxa de consumo que deve ser respeitada, pode comprar a droga por mês na farmácia , nos bares existem cardápios da droga, etc. Mas antes de qualquer defesa fervorosa ao método holandês, é bom saber que é funcional até certo ponto. A Holanda não se orgulha da idéia que teve, porque isso cria guetos no país. Legalizaram a maconha, mas óbvio que não a cocaina, então essa continua forte no submundo , além do Crack e outras porcarias. Outro ponto importante a se destacar , é que mesmo legalizada, a droga continua a ser viciante, o que continua levando seu usuario à falencia e por consequência buscando os mesmos atos ilícitos para conseguir grana e se abastecer.

Por fim , já em uma tentativa desesperada de ainda argumentar , surgem as seguintes palavras: “Mas isso não importa!!! Eu ACHO que tem que legalizar”. Tudo bem , é um direito seu . Você pode achar o que você quiser , desde que tenha argumentos concretos para defender o seu “ponto de vista”. Confesso , sinceramente , que não culpo determinado indivíduo por tal “opinião”. Afinal , defender a legalização das drogas com raciocínio sólido e contundente é tarefa árdua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário