segunda-feira, 3 de maio de 2010

Uma mentira contada mil vezes ...


Quem nunca ouviu falar da fama de “Cavalo Paraguaio” concedida pela mídia e por torcedores alienados (seguidores da mídia) ao treinador Celso Roth ??? Pois é , vamos tentar entender essa situação e verificar se isso realmente tem fundamento. Celso Roth é o tipo de treinador que assume times de medíocres a medianos/bons , implanta um bom esquema tático (que bom , poucos técnicos sequer tem um esquema tático rs) , e consegue dar uma solidez defensiva à equipe (graças a isso , também já recebeu a fama de “retranqueiro”). A parir daí começam os equívocos: os times que ele comanda geralmente sobem muito de produção e com isso as diretorias se iludem , achando que está tudo bem e que não precisam mais fazer contratações. Ledo engano !!! Todos sabem que o Campeonato Brasileiro é longo , portanto é necessário ter elenco , ou seja , número grande de bons jogadores (qualidade). Não basta montar um time para iniciar o campeonato e pronto. No meio do ano ocorre a janela de transferências do Mercado Europeu , com isso muitos times perdem jogadores , assim como , é uma ótima oportunidade de avaliar sua equipe até aquele momento e REFORÇAR o elenco (lembrem – se o objetivo é ser campeão !!! é necessário ter elenco !!!). O que de fato acontece , você provavelmente já sabe: abre a janela de transferências e é mais fácil o time perder jogadores do que contratar rs. Quando contrata são jogadores sem a qualidade necessária para dar continuidade à seqüência de trabalho e assim , óbvio , que vai haver queda de rendimento da equipe. E a culpa cai sobre quem ??? isso mesmo , sobre o técnico. A diretoria sai ilesa. Lembro a vocês que “Não se faz omelete sem ovos” (guardem essa frase !!!). Ok , para falar sobre essa rotulada fama , só nos basta focar nos Brasileiros de 2007, 2008 e 2009.
Em 2007 , Roth assumiu o Vasco da Gama. Pegou um time fraco , com uma zaga medíocre. Esse time contava com Sílvio Luís , Jorge Ruim , Júlio Santos , Amaral , Roberto Lost , Morais Pipoca (que por sinal passou a temporada quase toda inativo devido a uma contusão) , Marcelinho , André Dias , Martín Garcia e outros que de tão desprezível não lembro rs. Na boa, não há José Mourinho , Carlos Bianchi , Felipão , que dê jeito em um time desses SEM OS DEVIDOS REFORÇOS PONTUAIS E DE QUALIDADE. No meio do ano , que valha a pena mencionar , só chegou o meio de campo Perdigão , vindo do Internacional. Ele melhorou substancialmente a meiuca , mas e a zaga ??? setor sempre crítico do time , que mesmo com a solidez defensiva , mostrava claramente a cada jogo , que não iria muito longe e certamente precisaria de reforços . Quem disse que a diretoria ligou pra isso ??? Estava deslumbrada com a solidez defensiva alcançada por aquela fraca defesa . Repito , apesar dessa solidez , mostrava constantemente que precisava de reforços (só não via quem não queria). Roth “segurou” essa zaga até onde foi possível. A queda de produção do time foi inevitável. E o que aconteceu ?? a culpa caiu sobre quem ??? advinha ??? rs . Pois é , mas repito: “Não se faz omelete sem ovos !!!” e a diretoria saiu ilesa.
Em 2008 , Roth assumiu o grêmio. Um time mais forte que o Vasco (2007). Podemos dizer que era um time de regular para bom. Com esse time , apesar do pesares , conseguiu seu melhor desempenho : levou o clube à libertadores , ficando com o 2° lugar no Brasileirão. Poderia ter se sagrado campeão se não fosse a arbitragem (não vou detalhar isso e nem colocar como principal culpado) e novamente a omissão da diretoria. Ocorreu o mesmo problema que já havia ocorrido no Vasco (2007) , a diferença é que o time atual era melhor que aquele do ano passado. O que esperar de um time que tinha como craque , cérebro do time , capitão e camisa 10 , o meia armador Theco (jogador pipoqueiro , estilo Morais , Lúcio Flávio , etc ... ) ? Chegaram contratações no meio do ano ?? chegaram , mas nenhuma a ponto de ser destacada (a situação de 2007 se repetia). O fim todos já sabem: apesar da vaga na libertadores , a mídia e os torcedores alienados caíram matando , e com isso a fama de “Cavalo Paraguaio” ganhava maior dimensão. Novamente repito: “Não se faz omelete sem ovos” e a diretoria novamente saiu ilesa.
Em 2009 , Roth assumiu o Atlético Mineiro. Este possuía um time melhor que o Vasco (2007) e pior que o Grêmio (2008). Já conseguem imaginar o que estaria por vir ??? rs. Vamos lá ... o problema foi o mesmo: começou o campeonato com um time , levantou aquele time , deu solidez defensiva à equipe e no meio do campeonato não chegaram reforços expressivos* , pelo contrário , chegou Jorge Ruim (o mesmo mala que afundou o vasco em 2007 e ajudou a rebaixá – lo em 2008). O final vocês já sabem: queda de produção da equipe , que era considerada favorita ao título , depois favorita à vaga na libertadores e por fim conquistou um mísero 7° lugar. Novamente a culpa caiu sobre quem ??? deixa pra lá ... e a diretoria novamente saiu ilesa (tá ficando chato , eu sei rs).
*O Ricardinho (ex – Corínthians) , apesar do currículo , não poderia ser considerado um reforço expressivo , devido a idade. Mesmo assim , não foi mal não , mas era pouco , o Atlético precisava de mais para alcançar seu objetivo (o título !!!).
Bom , Roth não é santo ou mesmo DEUS para fazer milagres , mas convenhamos , os resultados que ele consegue com esses timecos são verdadeiros milagres. O maior problema, ao meu ver , é que a maioria das pessoas vão direto aos fatos (Celso Roth nunca consegue chegar em 1°) sem analisar as circunstâncias (o motivo pelo qual Celso Roth nunca chega em 1°). Se pararem para fazer essa análise , chegarão rapidamente a resposta : “Não se faz omelete sem ovos” (lembram ?? pedi para vocês guardarem a frase). Essa frase foi repetida propositalmente ao longo do texto de forma à dar ênfase na resposta que vocês não conseguem entender de forma alguma , também pudera , uma mentira contada mil vezes ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário