segunda-feira, 3 de maio de 2010

Campeonatos e fórmulas de disputa


Torcedor sempre reclama de tudo , inclusive das fórmulas de disputa dos campeonatos. Canso de escutar por aí “Campeonatos Estaduais têm que acabar , não prestam para nada” , “têm que voltar o Rio – SP” , “o Brasileirão é injusto” , “ a Sul-Americana não vale nada” e por aí vai. Será que eles têm razão ?? a princípio tem sim , mas só a princípio.
Os Campeonatos Estaduais são na verdade uma continuação da pré-temporada. Cada um tem seu charme , servem para elevar a auto-estima dos jogadores e do clube , além de gerar renda (receitas de TV , estádios cheios*). Eventualmente um clube pequeno se destaca, assim como jogadores desses times. Tem clube que não ganha nada o ano todo , mas ganha o seu estadual, e acredite , é motivo de orgulho. Ao meu ver, os Estaduais são um mal necessário.
*É muito mais fácil , por exemplo , para um carioca assistir um Bangu x Vasco em Moça Bonita do que assistir Avaí x Vasco em Santa Catarina.
*Para lotar os estádios tem que haver a colaboração das diretorias , fazendo promoções e colocando preços condizentes com a realidade. Não pode se repetir essa zona , essa falta de respeito com o torcedor , como ocorreu nesse ano de 2010 (torcedor não é bobo, não adianta só reclamar que os estádios estão vazios).
Seguindo essa linha de raciocino , não teríamos torneios inter-regionais (Rio –SP , Sul-Minas , etc ), e as mudanças seriam na Copa do Brasil e no Brasileirão. Provavelmente você está pensando: “O que tem de errado com a Copa do Brasil?” muita coisa ... por exemplo o fato de um time grande percorrer seu caminho “calmamente” sem ser “perturbado” até a semi-final. Traduzindo: um time grande consegue chegar facilmente as semi-finais sem necessariamente ter de cruzar com um time grande pela frente. Isso é ruim ??? para nós torcedores não , mas para um campeonato tão importante (que dá vaga a libertadores) SIM!!! Sem falar no número exagerado de clubes (64 times) , muitos pequenos e sem potencial , alguns convidados , fato que desvaloriza a competição. Repito: estamos falando de uma competição de extrema importância , que dá vaga a libertadores !!! Como tornar essa competição mais justa , ou melhor , como valorizar a Copa do Brasil ??? ao meu ver, apenas os campeões estaduais disputariam a Copa do Brasil (tudo bem , sendo menos radical , inclui-se aí os vices também). Isso evitaria , inclusive, a chegada de times despreparados a libertadores , diminuindo o nível técnico da competição (Já basta as porcarias vindas lá de fora – Once Caldas , Danúbio , Defensor , Caracas , Banfield , etc ...). Há de se convir que o nível da libertadores caiu bastante. O Brasileirão, esse sim , indiscutivelmente precisa de mudanças. Não muitas , mas precisa. Eu faria apenas uma adaptaçãozinha , pois falta emoção e um pouquinho mais de justiça. Particularmente , apesar da desorganização (culpa da Federação) , sou fã da fórmula de disputa do Campeonato Carioca, portanto implantaria praticamente a mesma no Brasileiro:
- 1°turno: pontos corridos , todos contra todos. O time que atingir o maior número de pontos será o Campeão do 1° turno.
- 2°turno: novamente pontos corridos , todos contra todos. Se o time campeão do 1° turno sagrar-se novamente campeão , este então , será o Campeão Brasileiro do ano em questão. Caso contrário , o campeão do 2° turno terá de fazer uma final, em 2 jogos, contra o campeão do 1° turno.
Sem sombra de dúvidas , seria mais emocionante e acima de tudo mais justo. Essa fórmula seria usada para as séries de A a D. A Sul-Americana deixa como está , ainda mais agora valendo vaga a libertadores (se tornou mais atraente).
Os clubes pequenos que não iriam gostar nada dessa idéia , até porque , usam a Copa do Brasil para se auto-promover e promover seus jogadores. Mesmo assim , mantenho minha idéia, a Copa do Brasil é muito importante para servir de “vitrine” para times pequenos. Que façam isso nos Estaduais , como fez o Santo André esse ano . Está de parabéns , fez um trabalho belíssimo de planejamento e superação (exemplo a ser seguido pelos demais pequenos) e , ao meu ver , é o campeão moral (seguindo minha fórmula , estaria na Copa do Brasil do ano que vem , pelo vice).

2 comentários:

  1. "Os Campeonatos Estaduais são na verdade uma continuação da pré-temporada. Cada um tem seu charme , servem para elevar a auto-estima dos jogadores e do clube"

    Retiro esse trecho e comentarei em cima dele.

    Campeonato Estadual já deixou de ser um charme há muito tempo! Hoje, infelizmente, ganha quem a mídia, quer que ganhe.

    Acabou o charme, acabou aquele coisa gostosa de poder ir ao estádio para ver um jogo disputadíssimo até o apito final. Infelizmente acabou tudo isso.

    Hoje temos arbitragem comprada, campanha mostrando o vencedor muito antes do campeonato começar. Hoje temos um campeonato de roubos.

    Mas, não sei te dizer se terminar com o estadual para a volta do rio-são paulo, por exemplo, mudaria em algo, a não ser que a "toda poderosa" CBF mude. Aí podemos, quem sabe, pensar em mudanças. Fora isso, seria a mesma coisa.

    Saudades de quando futebol se ganhava em campo de forma limpa.


    Adorei o blog e o conteúdo do mesmo!

    Sucesso, estou te seguindo!


    Vanda Ferreira: http://vanda-ferreira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. as formulas de disputa pouco importa, o que precisamos e melhorar o futebol dentro de campo,a formula atual e ultrapassado e nao empolga, somente uma formula moderna sera capaz de trazer de volta o bom futebol, solucao existe e extremamente flexivel ,e sera muito bom tambem p/ os patrocinadores

    ResponderExcluir