sábado, 8 de maio de 2010

A culpa é D'orico ?



Novamente aqui estou para tentar desfazer mais uma confusão , desta vez , em específico , que paira sobre a cabeça de torcedores vascaínos. Infelizmente virou uma resposta padrão , na boca dessa nova geração de torcedores vascaínos: “A culpa é D’orico”.
A primeira coisa a se entender é que futebol , acima de tudo , é cabeça , psicológico. Se não estiver com o moral elevado , se não possuir alegria de jogar, já era , planejamento todo vai “pelo ralo”. Por inúmeras vezes , Eurico fora criticado , até mesmo por mim , quando exaltava seu elenco , independente da qualidade técnica do mesmo. O vasco cansou de perder bisonhamente , a mídia toda caía matando e execrando o time , e no dia seguinte o que acontecia ??? Euricão estava lá , no gramado , elevando o moral do elenco , dizendo que eles jogavam no clube de maior história no Brasil , que deveriam ter orgulho de vestir aquela camisa, que confiava no potencial de cada um ali , enfim , exercia o verdadeiro papel de um presidente. E essa tática realmente dava certo ??? óbvio que sim , prova disso , é que passamos alguns sufocos , mas nunca caímos (e nem iríamos). Lembro – me quando Eurico disse , em alto e bom som: “Enquanto eu for presidente do Vasco , o mesmo não cairá JAMAIS (a idéia é ser redundante mesmo) para SEGUNDA DIVISÃO !!!”. Novamente promessa cumprida e tenho certeza , que com Eurico no comando , não cairíamos (podem dizer o que for , mas Euricão sempre teve palavra).
Vamos aos fatos. Em 2008 , o problema do time do vasco era o setor defensivo (zaga e volantes). O meio de campo era de regular para bom e o ataque excelente (um dos melhores do Brasil , senão o melhor). Ahhh , não posso deixar de citar , que nessa época São Januário ainda era um caldeirão. Na boa, só um ingênuo para achar que esse time era para cair. Pois é, quando o Banana assumiu , estávamos em 9° colocado (sem chance alguma de rebaixamento). A primeira atitude do Banana foi justamente mexer com o psicológico do grupo (você provavelmente está pensando: “que bom” e eu te digo: que péssimo !!!), e para isso , veio a público e começou a “detonar” a equipe , dizendo que o elenco era extremamente fraco e que começaria do zero em 2009. Porra (desculpe a palavra de baixo calão , mas também sou torcedor , sou passional), o atual presidente assume o clube que estava atualmente em 9° no brasileirão e tinha acabado de ser eliminado na semi-final da Copa do Brasil (pode parecer choro , mas a arbitragem NOVAMENTE interferiu diretamente no resultado), e simplesmente sua primeira atitude é criticar , publicamente , tudo e a todos, isso é no mínimo incoerente.
A partir daí a coisa começou a ir “por água abaixo”. Demora em demitir o Lopes, erro em empregar seu amigo (Tita) ao invés de contratar um técnico , demora em demitir essa mala contratada , desentendimento com alguns jogadores do elenco (Jean , Edmundo ,Pedrinho...) principalmente em função das críticas infundadas (naquela altura não cabiam tais críticas), contratações pífias (ele prometeu grandes contratações !!! lembrem – se: só prometam o que realmente possam cumprir) , e falta de atitude* (o que você pensa sobre o fato do São Paulo chegar em São Januário e arrombar o cadeado do vestiário ?? e sobre proibir a entrada das crianças no gramado ??? algo , até então , tradicional. Eurico permitiria isso ???? hahahah ... acho que não preciso responder ...).
*Não posso me esquecer , de forma alguma: o Vasco perdendo de 3 x 0 para a mulambada e o senhor Banana , abraçado e todo sorridente ao lado de Márcio Braga (presidente da mulambada). Será que ele estava satisfeito??? deixa pra lá ...
Fato é que o ódio ao Eurico é tanto , que essa nova geração de torcedores do Vasco (me desculpe , mas a detesto !!!) e até mesmo alguns antigos, não conseguem enxergar o que de fato aconteceu. Preferem agir como mulambos (aceitar e acreditar em tudo que a mídia diz). Para eles , o importante é ter tirado o Eurico. Conseguiram ... aliás eu também pedi essa saída ( e me arrependo amarga e profundamente). E o Vasco , como fica ??? “aahh vai melhorar “ , “o sentimento não pode parar” , “ sou vascaíno e não vou deixar de acreditar* ” , torcedores aplaudindo o time após derrota de 4 x 0 para o Botafogo , etc. Infelizmente essa é a nova geração de torcedores do vasco , sempre preferindo culpar a arbitragem ou tentar achar algum culpado , que não seja o Banana. Só não venham reclamar se o Vasco cair novamente (infelizmente essa possibilidade é grande e real). E se isso vier a acontecer , a culpa será novamente D’orico???
*o que tem uma coisa a ver com a outra , infeliz ??? o fato de ser vascaíno necessariamente te faz um alienado ??? Fico pensando: se com futebol agem dessa forma (iludidos , sonhadores), o que pensar da vida real ??? é melhor nem pensar mesmo ... devem sofrer um bocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário