quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Como explicar os elevados índices de desemprego no Brasil ?

Por que será que o Brasil possui um alto índice de desemprego? A resposta é simples! As empresas, estão há muito tempo, procurando empregar pessoas com um alto nível de instrução, um nível social de vida bem elevado, cultas, de Q.I elevado, sem antecedentes criminais, que saibam falar, ler e escrever em varias línguas etc ... (a cada 10 brasileiros, 2 possuem todas as características citadas acima). Para se obter uma educação altamente desenvolvida, é necessária máxima aplicação aos estudos desde a infância. Infelizmente, o Brasil adotou um sistema educacional totalmente falido e sem futuro.

Existem inúmeras pessoas que são negadas diretamente no mercado de trabalho brasileiro, por não responderem às exigências das empresas e por não corresponderem às normas. Sendo assim, todas essas pessoas que são rejeitadas, irão procurar um refúgio, trabalhando sem declarar impostos , ou talvez entrar para o crime organizado (dinheiro fácil). Essas pessoas tentarão ganhar a vida, exercendo algum tipo de trabalho ilegal e inconstitucional.

Em países desenvolvidos, não existem dois turnos (manhã e tarde) como no sistema educacional brasileiro. As crianças começam a estudar desde os 3 anos até os 17 anos (sendo obrigatório) das 8:00 até as 17:00. Os pais trabalham o dia inteiro enquanto os filhos estão na escola. Esse é o sistema educacional de países desenvolvidos. Sistematicamente, o índice de desemprego nesses países é dez vezes inferior ao Brasileiro.

A questão do desemprego brasileiro já começa por esse simples ponto. Considere , por exemplo , uma família de 4 pessoas (os pais e 2 filhos), em que um dos pais está trabalhando e o outro não pode trabalhar porque está tomando conta dos filhos, levando pra escola, alimentando as crianças etc... e sobretudo essa família não tem condições financeiras para contratar uma "baby sitter". Conseqüentemente, um dos pais não irá trabalhar e com isso o desemprego no Brasil continuará mantendo seus altos índices.

Um outro fator muito importante a relatar é que as pessoas que possuem uma idade acima de 40 anos, ainda estão presas e ligadas inconscientemente a época da ditadura brasileira. Esse vínculo, esse vestígio, essa época lastimável que o Brasil viveu durante 30 anos, deixou inúmeras marcas em diversas pessoas até os dias atuais. Nesse período, o índice de desemprego no Brasil, era sem duvida altíssimo e mesmo com a democratização do pais, essa taxa não declinou por diversos fatores.

Em suma , a educação é base fundamental da vida social, financeira e sobretudo é base da existência dos seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário