terça-feira, 9 de agosto de 2016

Comunicação Interna: importância e melhorias nas Organizações


Podemos dizer que a Comunicação Interna é a “força das empresas”. É um conjunto de atividades que visa comunicar com clareza e eficácia as informações internas para seus públicos prioritários.
importância da Comunicação Interna reside em: ser base para qualquer ação dentro da empresa; considerada estratégica para as suas ações; um meio para a valorização do funcionário; e poder torná-lo um “cidadão corporativo”
Dentre os objetivos/compromissos da Comunicação Interna: influenciar, informar e estimular a integração, motivação, qualidade de vida e comprometimento de todos os componentes da empresa; conhecer e controlar as informações no ambiente de trabalho; priorizar a participação dos colaboradores no andamento do negócio; estimular e facilitar a comunicação empresarial, tornando a linguagem clara e objetiva, criando assim novos canais de comunicação; e colaborar para a melhoria contínua do nível de satisfação com o ambiente de trabalho e o clima interno.
Quanto aos benefícios ou vantagens da Comunicação Interna: padroniza a comunicação da empresa; minimiza as possibilidades de boatos; apresenta, a cada componente, as prioridades da empresaincentiva a contribuição e a percepção desta pelo seu contribuintee incentiva a comunicação ascendente.

São meios de Comunicação Interna: carta, reuniões, e-mail, intranet, eventos, quadro de avisos, revistas, campanhas, rádio e jornal internos, caixa de sugestões etc.

Problemas/situações de conflito (barreiras à boa Comunicação Interna): deficiências e diferenças culturaismensagens mal elaboradas/expressasinterpretações equivocadasfalta de confiança na fontedesatençãoe falta de informação.
O que pode ser feito para melhorar a Comunicação Interna ?? evitar informalidadesconflitos e reunir informações inúteis; desenhar e redesenhar local de trabalho; metas significativas, realistas e convincentes; utilizar múltiplos meios de comunicação; fazer reuniões significativas, focalizadas e dialógicas; entender as diferenças étnicas e culturais; eenvolver funcionários.
Conclusão: a comunicação interna é como um pai na educação dos filhos. Deve transparecer credibilidade, de forma a acreditarem no discurso; prática, como uma forma de dar o exemplo; e influência, aproximando o comportamento dos funcionários ao comportamento ideal. É um fator chave para a empresa, permitindo a integração dos colaboradores e a sua motivação.
Por fim, é importante ressaltar a suma importância da troca de informação entre todos os departamentos e colaboradores da empresa, para que esta seja eficaz no mercado. E não devemos nos esquecer nunca que o modelo de comunicação interna pode sempre ser aperfeiçoado e ajustado ao mundo que rodeia a empresa.

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