Podemos dizer que a Comunicação
Interna é a “força das empresas”. É um conjunto de atividades que visa
comunicar com clareza e eficácia as informações internas para seus públicos
prioritários.
A importância
da Comunicação Interna reside em: ser base para qualquer ação dentro
da empresa; considerada estratégica para as suas ações; um meio para a
valorização do funcionário; e poder torná-lo um “cidadão corporativo”
Dentre os objetivos/compromissos
da Comunicação Interna: influenciar, informar e estimular a
integração, motivação, qualidade de vida e comprometimento de todos os
componentes da empresa; conhecer e controlar as informações no ambiente de
trabalho; priorizar a participação dos colaboradores no andamento do negócio;
estimular e facilitar a comunicação empresarial, tornando a linguagem clara e
objetiva, criando assim novos canais de comunicação; e colaborar para a
melhoria contínua do nível de satisfação com o ambiente de trabalho e o clima
interno.
Quanto aos benefícios ou
vantagens da Comunicação Interna: padroniza a comunicação da
empresa; minimiza as possibilidades de boatos; apresenta, a cada
componente, as prioridades da empresa; incentiva a contribuição e a
percepção desta pelo seu contribuinte; e incentiva a
comunicação ascendente.
São meios de Comunicação Interna: carta, reuniões,
e-mail, intranet, eventos, quadro de avisos, revistas, campanhas, rádio e
jornal internos, caixa de sugestões etc.
Problemas/situações de conflito (barreiras à boa Comunicação
Interna): deficiências e diferenças culturais; mensagens mal
elaboradas/expressas; interpretações equivocadas; falta
de confiança na fonte; desatenção; e falta
de informação.
O que pode ser feito para melhorar a Comunicação Interna ?? evitar
informalidades, conflitos e reunir informações inúteis; desenhar e
redesenhar local de trabalho; metas significativas, realistas e
convincentes; utilizar múltiplos meios de comunicação; fazer reuniões significativas,
focalizadas e dialógicas; entender as diferenças étnicas e
culturais; eenvolver funcionários.
Conclusão: a comunicação interna é como um pai na educação dos filhos. Deve
transparecer credibilidade, de forma a acreditarem no discurso; prática, como
uma forma de dar o exemplo; e influência, aproximando o comportamento dos
funcionários ao comportamento ideal. É um fator chave para a empresa,
permitindo a integração dos colaboradores e a sua motivação.
Por fim, é
importante ressaltar a suma importância da troca de informação entre todos os
departamentos e colaboradores da empresa, para que esta seja eficaz no mercado.
E não devemos nos esquecer nunca que o modelo de comunicação interna pode
sempre ser aperfeiçoado e ajustado ao mundo que rodeia a empresa.
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