quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Coaching e Mentoring: benefícios, críticas e avaliação pessoal



O termo Coaching deriva de Coach, que significa treinador e consiste justamente no “treinamento do emocional”, desenvolvendo com o tempo o melhor de cada um, ou seja, as capacidades e habilidades inatas, inibidas por algum fator psicológico. Lembrando que o fato de uma habilidade ser inata não significa que a mesma não precisa ser desenvolvida. Em suma, o principal objetivo do Coaching é a mudança de comportamento.
Já o termo Mentoring deriva de Mentor, que significa mentor, tutor e consiste em orientar ou auxiliar o desenvolvimento profissional, em busca de resultados. Geralmente um profissional mais velho e mais experiente oferece o seu know-how a alguém sem experiência, no caso um jovem talento.
Eu, particularmente, não vejo como modismo, uma vez que a maioria das pessoas necessitam de um apoio psicológico, chegam ao estágio adulto cheios de dúvidas e insegurança, não sabendo lidar direito com suas escolhas e anseios (no caso do Coaching) e despreparadas para ingressar no mercado de trabalho, devido à formação teórica superficial obtida nas IES em detrimento da prática necessária (no caso do Mentoring). Não é à toa o crescimento contínuo relativo à demanda por esses profissionais ao longo do anos.
Em relação aos benefícios do Coaching pessoal, destaco a superação do medo, ansiedade e convicções limitantes; o aumento do equilíbrio e harmonia interiores; a melhora do foco, planejamento e administração do tempo.
Do Coaching empresarial: o desenvolvimento de capacidades de liderança; a Intervenção para superação de conflitos; a Concatenação da missão e valores pessoais aos da empresa.
Do Mentoring pessoal: maior satisfação com o trabalho e com a carreira; maior autoconhecimento e autoconfiança; menor nível de estresse.
Do Mentoring Empresarial: Maior engajamento e aproveitamento de talentos; Redução de custos com treinamentos; Maior produtividade.
Em relação às críticas, para ambos, o que observo de mais relevante é o aumento do "charlatanismo". Segundo o Coach Felipe Lima, da Rede LFG de Enisno e do Portal SouGenius: "Hoje 90% dos serviços intitulados como Coaching, disponíveis no mercado, não tem absolutamente nada de Coaching. São mentorias e consultorias vendidas com outro nome que vende mais".
E por que isso acontece ?? porque é “comum” ao ser humano a preguiça, procrastinação, ansiedade, estresse, indisciplina, autossabotagem, desorganização, falta de concentração, medo, baixa autoestima e autoconfiança, culpa , cobranças e pressões excessivas etc , e é aí que surge a oportunidade de faturar em cima da fragilidade alheia.
Há pessoas que sofrem uma vida toda com um ou mais itens dessa lista. Estando vulneráveis e sendo leigas no assunto, acabam sendo “presa fácil”. Por fim, tanto o Coaching como o Mentoring são experiências válidas e enriquecedoras, oportunidades únicas de desenvolvimento pessoal. Além do mais são processos que promovem resultados concretos em pouco tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário