quinta-feira, 23 de maio de 2013

Privacidade nas redes sociais: hipocrisia ou contradição?


Participar de uma rede social não significa, fundamentalmente, se expor e muito menos ficar “fuçando” a vida alheia. A rede social é uma excelente ferramenta, principalmente no mundo dos negócios, através dela você pode fazer seu “networking” (rede de contatos) com profissionais da sua área, e ao curtir páginas empresariais, por exemplo, você passa a receber atualizações relativamente importantes no seu feed de notícias! Está cansado de ler as “besteiras” que seus “amigos” escrevem? basta cancelar a assinatura de cada um (dessa forma, a amizade não é desfeita e eles nem vão ficar sabendo) e/ou  clique no botãozinho “desfazer amizade” (o que seria mais sensato, ao meu ver). É uma escolha pessoal e um direito, e isso eu respeito. Receba apenas assuntos os quais VOCÊ considera interessantes.

Até aí tudo bem, mas além disso, qual é a graça de ter um Orkut ou Facebook e não poder ver as fotos de “amigos” e “inimigos” sem ter que se deparar com essas políticas de privacidade ? pelo que eu saiba, um dos objetivos das redes sociais é justamente o de expor opiniões, gostos, textos e fotos de uma forma geral. O que quero dizer é que a “exposição” é uma regra básica, não tem como mudar isso. 

Fugindo um pouco de Orkut e Facebook,  falemos do MSN :  juro que não entendo qual é a utilidade de entrar no MSN e deixar o seu status, o tempo todo, como “ocupado” ou “ausente”.  O que eu vejo constantemente:  a pessoa tem por volta de 1000 "amigos" no MSN e 90% destes bloqueados. Pode isso, Arnando ??? rs   Já ouvi de conhecidos que, quando entram, deixam o status como “ocupado” ou “ausente” porque não querem falar com “certas pessoas”! Agora eu pergunto aos hipócritas em questão:  JÁ QUE NÃO QUEREM FALAR COM DETERMINADA PESSOA, PORQUE NÃO EXCLUEM ENTÃO??   De outro modo, se não querem conversar naquele determinado momento (o que eu entendo, sem maiores problemas),  NÃO ENTRE, ou entre com o status “invisível”.  Não é Oi, mas é Simples assim ;) 

O fato é que as pessoas, em sua grande maioria, QUEREM AMIZADE, MAS NÃO DÃO LIBERDADE!  Não tem jeito, gente:  A AMIZADE É FRUTO DA LIBERDADE!!!!   

Voltando ao Orkut, você encontra  pessoas que, além de não deixar você ler os seus scraps (isso é perfeitamente entendível), impede até mesmo que você possa postar um scrap na página de recados dela.  Aí já é o cúmulo, em minha opinião.  Como você vai se aproximar de determinada pessoa dessa forma ??  Está cada vez mais difícil a interação entre as pessoas. E as Redes Sociais, justamente,  têm por objetivo permitir/facilitar essa aproximação.  Os álbuns de fotos são teoricamente pra fuçar mesmo, pra quem te conhece e até mesmo quem não conhece, passar a conhecer. Caso contrário, não haveria razão pra pôr fotos.  Rede Social não é só pra encontrar apenas velhos amigos, mas também fazer novos, e é praticamente IMPOSSÍVEL isso acontecer com tudo bloqueado. Se é pra alguém não ver as fotos, o mais logico é não postá-las. Desculpe, mas se quer privacidade faça um diário e tranque com cadeado.  Provavelmente essas são pessoas que não entenderam ainda o sentido do Orkut, Facebook, etc. 

No caso, qual a saída então ?? Como fugir disso ?? E se eu, por um acaso, não quiser compartilhar meus dados ?? 

a “saída” é bem simples: SAIA das redes sociais. FECHE todas as suas contas de e-mail, não divulgue seus telefones, nem seu endereço! Viva anonimamente! Se quiser, pode ir morar no Polo Norte e viver como um esquimó. Dessa forma, com absoluta certeza, você terá “privacidade total”.

Ainda no Orkut,  existe uma  ferramenta chamada “Visitantes Recentes”, a qual até então, não existe no Facebook,  que delata (entrega) quem andou visitando, ou melhor, “fuxicando” seu perfil.  Sinceramente, eu morria de rir quando via pessoas comentando:  "Você fuçou o meu orkut" ou "te conheço?" em  meus scraps (é óbvio que não te conheço, se estou ali é justamente na tentativa de me aproximar e conhecer) .

Para esta questão, a resposta é MAIS do que óbvia: o Orkut , assim como o Facebook,  é para fuçar, olhar mesmo,  não é território de ninguém,  não se tem escritura de propriedade.  É um grande BBB (Big Brother Brasil) onde você PODE e DEVE espiar à vontade!  REPITO: quer privacidade? sinto muito, mas aqui (REDES SOCIAIS) não é o seu lugar!!!

Receitinha de bolo:  se quer segredo, não conte para ninguém! Se quer discrição, saia do Orkut e/ou Facebook , compre um diário com chave e a coloque no chaveiro do carro! :P

Brincadeiras à parte, o que eu prego não é só o fato de bloquear scraps , informações ou fotos. Mas simplesmente o fato de bloqueá-los porque quer privacidade. Não custa nada lembrar que estamos nos referindo a uma rede de R-E-L-A-C-I-O-N-A-M-E-N-T-O-S (quer que eu desenhe ?). Assim, é pressuposto que “não se tenha” privacidade. Para que bloquear???  Basta publicar só o que você “não liga” que os outros vejam . Em vez de dar lições de falsa moral e chiliques, seria mais sensato excluir o perfil e se contentar apenas com a vida real.

Não posso deixar de citar, que no Facebook, atualmente, você pode criar uma lista de amigos, uma de conhecidos e uma de restritos (inclusive estou excluindo gente “a rodo” por causa disso). Se você estiver na de conhecidos e/ou na de restritos, você estará automaticamente fazendo “figuração” no face em questão.  A pessoa não vê sequer o que você posta. Você curte e comenta as coisas dela, mas ela não vê, não curte e nem comenta as suas. Só interage de fato com a lista de ”amigos” dela, os considerados mais próximos.  Dessa forma, novamente pergunto:  não seria mais fácil SAIR DE CIMA DO MURO e excluir tal pessoa, ao invés de jogá-la em uma lista de “renegados” ? Infelizmente não são todas as pessoas que têm personalidade pra tanto.  Eu tenho e faço, sem dó nem piedade !!!

Por fim, penso que essa questão de privacidade no Orkut e no Facebook é uma grande palhaçada, hipocrisia e tremenda contradição.  Quem tá na chuva é pra se molhar. Esse negócio de transformar o perfil em um diário, encher de “cadeados”, viver em um mundinho à parte e ter chiliques toda vez que alguém desconhecido visita o seu perfil (no caso, Orkut) é coisa de gente fresca. Afinal, a curiosidade é inerente ao ser humano.

Um comentário: