sexta-feira, 30 de abril de 2010

Acaso x Destino



Quem nunca ouviu a corriqueira ou costumeira frase: “Nada acontece por acaso” ?? Será mesmo que tudo tem um propósito ??? Sinceramente , não creio que DEUS ou o Destino simplesmente decida nossa vida desde o começo. Caso contrário, não nos seria dado o livre arbítrio (que por acaso usamos pra fazer besteiras sem tamanho rs). Se fosse tudo escrito desde o começo não teríamos motivos pra tentar melhorar nossas vidas, ficaríamos em casa comendo chocolate e vendo TV, pois um dia iria dar tudo certo (ou não rs). O destino não está programado nem é inevitável. O destino é uma questão de escolha. (OK , admito que de vez em quando somos “forçados” a fazer certas escolhas).

Colhemos aquilo que plantamos ??? Nem sempre. Vejamos: você é uma pessoa super gente boa , se dá bem com todo mundo. Simplesmente alguém te viu a primeira vista e não gostou de você (“o santo não bateu”). Nesse caso você está colhendo aquilo que plantou ??? (Lembrando que você não fez nada , ou seja , “você não plantou nada “ e a pessoa simplesmente “não foi com a sua cara”). Como vais colher algo sem ter plantado ??? rs. Essa é uma questão pura e simplesmente de Empatia.

“Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos” (Albert Einstein). Será ???

Exemplo 1: você estuda um ano todo a fim de passar em uma prova (vestibular, concurso público , etc) e no fim não passa. Isso é acaso , falta de sorte, fatalidade. Você mereceu isso ??? (passou o ano todo estudando, abriu mão de várias coisas importantes , deixou de namorar , sair e etc).
Exemplo 2: você é um namorado (a) fiel e o fdp ou a fdp te coloca um chifre (sem motivos , a vida a dois está perfeita , tudo caminha bem , ou seja , não há brechas e/ou buracos na relação) e lhe faz sofrer. Você mereceu isso ??? ou o ser humano que é falho ao extremo pra cometer injustiças ?? (questão interessante a se pensar rs)

Ao meu ver , há uma tênue (suave) porém importante diferença (podemos dizer confusão) entre predestinação e destinação. Apresento um exemplo: Você foi a uma ótica comprar um óculos. Este óculos foi predestinado para ser usado na cabeça, na frente dos olhos. Mas o destino desses óculos pode ser outro , pois você pode optar por não usá-lo ou usá-lo em outros locais (escolha única e exclusivamente sua rs).

A única predestinação pela fé e cientificamente provada chama-se, Morte. Se você acredita na teoria do “ Nada acontece por acaso” , você automaticamente exclui o princípio do Livre Arbítrio.

Novo Exemplo: Uma criança que cresce no meio da criminalidade não será necessariamente um criminoso. Dependerá de sua escolha.

- Predestinação ou até mesmo Acaso: nasceu em uma favela (tem tudo para sofrer influência negativa do meio) , convivendo diariamente com a criminalidade.
- Livre Arbítrio: escolher se continuará ou não em meio a criminalidade , se será ou não um bandido.

Bom , vamos tentar definir agora o que é o Acaso. Podemos chamar de Acaso duas coisas que ocorrem ao mesmo tempo, sem que sejam propositalmente provocadas a ocorrerem.

Exemplo: Penso em uma pessoa, um segundo depois o telefone toca, quando atendo é a pessoa que eu estava pensando. Agora vos pergunto: premonição (destino) ou acaso???

Vejamos o que pode ocorrer (novo exemplo):

*Sonhar com queda de avião e isso ocorrer;

*Sonhar com queda de avião e isso NÃO ocorrer;

*NÃO Sonhar com queda de avião e um avião cair;

*NÃO Sonhar com queda de avião e um avião NÃO Cair;

Observe que no primeiro exemplo as duas coisas são possíveis de ocorrer, e se de fato , ocorrerem ao mesmo tempo (algo muito mais difícil), pensamos ser coisa paranormal ou afim.

Apesar de minhas argumentações , existe uma teoria chamada: Teoria da Sincroneidade, que afirma que nada acontece por acaso , tudo no Universo está ligado por leis matemáticas e um acontecimento influi nas probabilidades de um outro ocorrer (o que é bem pertinente). Além do mais , a Física Quântica já provou que o pensamento humano também é capaz de alterar as probabilidades de eventos ditos fortuitos (ao acaso). Por isso , não se assuste se estiver pensando naquela pessoa e, de repente, cruzar com ela...

Por fim , podemos dizer que isso tudo é uma questão de concepção e influências, se você é cristão, religioso ou “alienado” à bíblia (um fanático religioso), o acaso não vai existir, mas se você seguir a linha de pensamento existencialista (visão científica), irá encontrar uma posição filosófica que coloca o homem como único agente responsável por si, portanto, nega a concepção religiosa de destino.

De qualquer forma , acredito em um “meio termo”: certas coisas , inegavelmente ocorrem por força do destino , mas muita coisa acontece simples e unicamente por acontecer , sem que isso necessariamente acrescente algo à sua vida.

4 comentários: