sexta-feira, 30 de abril de 2010

Amor x Paixão



Não devemos confundir amor com paixão. Apesar de intimamente ligados, são sentimentos completamente diferentes. Não seria nenhuma insensatez afirmar serem contraditórios. Por definição, amor é o ato de amar (o que não é tão simplório quanto parece) e a paixão ??? Bem ... a paixão ... Está aí uma boa pergunta.

Descrever certos sentimentos é bastante complicado, mas podemos tentar. Paixão é o ato de se apaixonar (Vamos colocar dessa forma rs). É quando olhamos alguém desconhecido à primeira vista e nos encantamos, sem questionamentos, sem julgamentos , simplesmente ficamos ensandecidos , sem pensar em qualquer outra coisa a não ser na pessoa enamorada. Paixão é algo rápido , avassalador , instantâneo , vem “do nada” , chega a ser assustador em um primeiro momento. Acaba com a mesma facilidade que começa , ou seja , acaba “do nada” rs.

Já o amor , é sublime , é calmo , tranqüilo , acontece aos poucos , com um gesto sutil aqui , uma troca de olhares ali , um sorriso enorme todo dia ao ver a pessoa , um friozinho na barriga (o chamado “borboletas no estômago”) só de estar ao lado dela(e) , a inundação das suas pálpebras só de pensar/imaginar um momento de extrema felicidade que aconteceu ou está para acontecer entre vocês ,uma convivência cotidiana (cursinho,colégio,faculdade,etc),coisas simples que nos dão a sensação de retorno à infância (ê coisa boa !!!). Ao contrário da paixão , aumenta a cada dia que passa e o melhor de tudo: o amor NÃO ACABA !!! Isso mesmo , ele não acaba , apenas é transferido para outra pessoa.

Quer coisa melhor do que estar apaixonado ??? Quer coisa melhor do que estar amando ? ?? Qual dos dois eu prefiro ??? Acho que sou como Cazuza: “Eu quero a sorte de um amor tranqüilo. Com sabor de fruta mordida...” . Sou adepto daquelas amizades que viram amor , já vivi isso e sinceramente quero novamente. Observar a pessoa diariamente e a cada dia que se passa , ter a certeza de que “ela” é a mulher certa para minha vida. Ter a certeza de que minha luta pela sua conquista não será em vão. Afinal , as mulheres hoje estão tão “modernas” ... Maldito Séc XXI !!! rs ... está cada vez mais complicado.

Deixando as lamúrias de lado e retornando à escrita , posso dizer que em matéria de amor eu repito Mário Quintana : "Melhor amar sem ser amado que ser amado sem amar". Nada como sonhar acordado pensando na pessoa enamorada , fazer coisas involuntárias em função desse amor , terminar um dia difícil de trabalho e/ou estudo e lembrar que você tem determinada pessoa em sua vida (o que é uma motivação a mais nessa vida desgastante) , viver no mundo da lua , querendo ou não você tem uma perspectiva , um sonho que alimenta sua esperança e traz leveza a sua vida . O mesmo não se verifica no ato de ser amado sem amar , algo sem graça , sem sal ao meu ver , e que nos deixa um imensa sensação de vazio interior , servindo apenas para “inflar o ego”.

2 comentários:

  1. ADOREI
    MAS ACHO QUE NÃO SEI EM QUE FASE ESTOU. AMOR, PAIXÃO. NESSE MOMENTO ESTOU EM FASE DE ACOMODAÇÃO DO GOSTAR. CONVIVER, CUIDAR, AMAR...MAS NÃO CONSIGO ENQUADRAR EM AMOR OU PAIXÃO.NOSSA! HJ ESTOU NO GOSTAR...
    ADOREI O TEXTO.
    AMO SUA SENSIBILIDADE.
    BJSSS

    ResponderExcluir
  2. Seu texto e realmente explendido
    repitindo o que a senhora a cima disse,vc e Bastante sensível e isso e vangloriado em um homem
    pelo menos ao meu ver ,na minha opinião.
    Parabéns pelo jeito único e inovador porem classico de ser expressar com as palavras
    continie assim.
    Beijos"Flor do dia"

    ResponderExcluir