terça-feira, 29 de junho de 2010

Qual é o papel da mídia ???


Embora todos nós já saibamos a resposta , está aí uma questão interessante: veículo de informação ou grande manipuladora de massas?

O papel da imprensa , a princípio , é informar a sociedade dos acontecimentos que a cercam , mas com o passar dos anos , após um contínuo e acentuado processo de globalização mundial , a mídia que até então era imparcial e objetiva , mudou o seu enfoque , entrando na era da "audiência a qualquer custo", antes, exclusiva dos programas de "entretenimento". Com isso , foi se tornando cada vez mais subjetiva , parcial e sensacionalista , passando assim a promover o consumismo e reproduzir a ideologia dominante. Dessa forma assistimos à alienação de gerações e mais gerações.

É notavél o papel da mídia como manipuladora das massas , afinal a passividade do povo brasileiro é algo histórico. Diante disso acabam surgindo algumas dúvidas , pelo menos em minha cabeça: até que ponto a mídia manipula as pessoas? ou será que as pessoas se deixam manipular (talvez até mesmo precisem disso)? precisamos de alguém que nos diga como viver, o que vestir, o que pode e o que não pode fazer? e se não for a mídia, será o Estado, a Igreja(essa também é uma forte fonte de manipulação), a Universidade ou outra instituição qualquer? reflexão interessante ... rs

É preciso ter atenção a informação passada, cabe a cada um a interpretação dos fatos e a leitura real do acontecimento. É necessário questionamento (questionar é evoluir), não aceitar e/ou engolir qualquer informação que te empurrem “goela abaixo”. Não se prenda a um único meio de informação . Com o advento da internet , o que não falta é fonte de pesquisa (viva o Google !!!). Comprove a autenticidade de um fato antes de assimilar a informação (isso a mídia não faz e deveria fazer ). Acima de tudo , cabe a você não se deixar manipular !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário