sábado, 26 de junho de 2010

A importância da música em nossas vidas


Desde os tempos remotos a música faz parte da vida da humanidade, seja em celebrações, festas, dor ou alegria , sempre há em nossa mente uma trilha sonora para decorar esses momentos particulares. Tão antiga quanto o homem, a música primitiva era usada para exteriorização de alegria, prazer, amor, dor, religiosidade e os anseios da alma. Darwin , inclusive , chegou a declarar que a fala humana não antecedeu a música , mas sim derivou dela.

Hoje, a música é usada , entre outras coisas , para alfabetizar crianças, integrar jovens carentes e até mesmo curar (a musicoterapia está sendo bastante usada). Você consegue , por exemplo , melhorar o comportamento agressivo de uma criança, colocando músicas suaves no momento em que ela vai dormir. Experimente colocar músicas agitadas, deite, e tente descansar. Você certamente não conseguirá , ficará tão agitado(a) quanto à música.

É impossível não gostar de música. Temos como o exemplo a música para os bebes: ela acalma, relaxa, enfim, o bebê dorme muito melhor o seu soninho. Foi feita uma experiência com vacas leiteiras: com música elas produziam bem mais leite do que sem música. Nos hospitais psiquiátricos colocam música para o paciente ouvir e agilizar a sua alta hospitalar. Que seria dos jardins de infância, prezinho, escolinha dominical, se não houvesse aquelas musiquinhas tão engraçadinhas e gostosas de cantar ?

A música altera nosso estado de espírito. O corpo reage às vibrações dos sons, são despertadas emoções que interferem no funcionamento de nosso organismo. Existem teorias que comprovam as reações de células e órgãos através destas emoções que são deflagradas.

Alguns estudos afirmam que estudar ouvindo música facilita a aprendizagem, pois a música incentiva muitas partes do cérebro , as quais sem música ficariam inativas, de certa forma. O ideal é colocá-las (músicas) em um volume quase imperceptível. O som entrará em seu cérebro como se fizesse parte de você e seu aprendizado fluirá melhor.

Tudo na minha vida tem um fundo musical. A vida , as lembranças , os momentos de uma pessoa , não teriam sentido sem a música. Eu , por exemplo , afogo minhas mágoas ouvindo música. Ela alegra a alma , alivia o espírito, acalma , relaxa , e até mesmo serve como um combustível diário , à medida que nos dá força e esperança para crer em dias melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário