terça-feira, 18 de outubro de 2011

TPM: Existe mesmo ???

Minha namorada, Bárbara Faria , "a TPM em pessoa" (palavras dela... rs)

A Tensão Pré-Menstrual, carinhosamente conhecida como TPM, é o nome dado aos sintomas que algumas meninas e/ou mulheres têm de 1 a 14 dias antes da menstruação. Esses sintomas podem ser físicos e/ou emocionais, e incluem, entre outros, dor de cabeça, seios doloridos e mudanças no estado de espírito.

A TPM está diretamente envolvida com a atividade cíclica dos ovários, mas não foi estabelecida uma causa para esse distúrbio, acreditando-se, porém que haja envolvimento hormonal, e alterações no sistema nervoso central. O diagnóstico é fundamentalmente clínico, ou seja, não existe um exame específico que se faça para saber se a mulher tem TPM ou não.

Se por um lado as causas são desconhecidas, o mesmo já não se pode dizer das conseqüências e/ou sintomas, que são inúmeros. A saber, alguns: raiva (sem motivo aparente), insônia, alta sensibilidade, desejos por alguns alimentos como chocolates, doces e comidas salgadas, ansiedade, depressão, angústia, inchaço (devido a retenção de líquidos), dor de cabeça e cansaço. Ahhh, a perda do namorado é a conseqüência mais comum!! (não resisti, juro!!! rs)

Brincadeiras à parte, o tratamento depende da severidade dos sintomas (o que varia de mulher para mulher)* e incluem modificações alimentares, comportamentais, tratamentos medicamentosos e até mesmo orientação médica (nos casos mais graves). Pesquisas comprovam que os placebos, medicamentos sem princípio ativo (sem finalidade), melhoram os sintomas em 30% a 40% das mulheres. São pouquíssimas as mulheres (cerca de 2,5%) que , de fato, apresentam um quadro mais severo de TPM , o qual requer maiores cuidados.

* Não são todas as mulheres que sofrem de TPM , assim como não é toda TPM que é grave o suficiente para justificar esse “oba oba”, essa “histeria” toda. Inevitavelmente há sempre aquelas (uma minoria) que aproveitam a “deixa“ e juntam “a fome com a vontade de comer”, utilizando a TPM como subterfúgio para encobrir , ou melhor , acobertar suas mancadas.

O fato é, que a TPM existe, não é um mito e/ou “frescura” como muitos acham. Para se ter uma idéia, ela é considerada uma patologia séria, com cerca de 170 sintomas. É uma verdadeira reviravolta de hormônios. Em alguns estados americanos, por exemplo, se for provado que uma mulher estava na TPM quando esfaqueou o marido, ela é absolvida do crime por insanidade temporária. Você sabia disso ??? #medo


Nenhum comentário:

Postar um comentário