É muito comum ouvirmos por aí o seguinte clichê: “o mercado de trabalho está saturado”. Porém , essa é uma verdade relativa , uma vez que o mercado realmente está “saturado” , mas para pessoas desqualificadas , despreparadas , “preguiçosas”, que acreditam que apenas o simples fato de concluir um curso superior já os credencia a uma carreira de sucesso. Ledo engano , é necessário ir além, sair da sua “zona de conforto”, lutar pelo que desejas. Dessa forma, verás que emprego não irás faltar. Se ficar “parado” em sua “zona de conforto”, serás “pisoteado” pelos mais novos, que chegam “a todo vapor” (a “nova safra”).
Vejo muitas pessoas reclamando, choramingando , estáticas, esperando que as coisas "caiam do céu". Diante disso, surgem as indagações: esses indivíduos possuem um Inglês fluente ??? (pelo menos uma língua a mais é desejável, além do Português e do Inglês, ambos com total fluência) Domínio completo do Pacote Office ?? Noção avançada de Informática ??? Conhecimento e domínio básico dos softwares peculiares a cada profissão ??? (ex: na Engenharia é indispensável conhecer e saber o básico de Autocad. Em casos mais específicos: SolidWorks, MS Project, Matlab, etc). Cursos técnicos são bem vindos, cursos extra-curriculares (os chamados “cursos de férias”, no SENAC, SENAI, Estácio, etc...), possuir bons contatos , enfim, qualquer coisa que incremente o currículo e o torne diferenciado em relação aos demais.
Portanto , essa história de “mercado saturado” é pura “balela”. O conselho que dou é meio “piegas”, mas está valendo: vá aonde os teus sonhos te mostram aquilo que pode ser a felicidade de uma vida. Lembre-se que DEFINA SUA META/OBJETIVO > ESTABELEÇA UMA DATA LIMITE PARA ATINGIR > ENFIE “O PÉ NA JACA” COM PAIXÃO PARA CONSEGUIR > E SEJA FELIZ !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário