terça-feira, 11 de outubro de 2011

Ignorância x Felicidade

               Se a ignorância é felicidade, é por isso que você está sempre tão feliz?


É comum ouvirmos nas ruas as pessoas dizerem: “A chave para a felicidade é a ignorância” , é quase um “dito” popular. Será que essa tese é verdadeira ??? Teria essa frase alguma ligação com a famosa "Só sei que nada sei" de Sócrates? Teria ele pensado que a chave para a felicidade é a ignorância?

"Só sei q nada sei": o maior conhecimento é saber que tudo o que sabemos, nada é perante o que ainda teremos que aprender. Na verdade , o grande Sócrates quis dizer que não é o dono da verdade. Quem pensa o contrário se auto-declara um limitado.

Ignorância não é exatamente falta de sabedoria, assim como a sabedoria em si não é exatamente a falta da ignorância. Pode-se ser feliz tanto sábio como ignorante. Quanto mais sabemos, mais queremos saber e mais têmos motivação para viver. Felicidade plena não existe para sábios ou para ignorantes. A verdade liberta e eu prefiro ter ciência de uma verdade que me faça sofrer, do que me iludir na ignorância, pensando que está tudo bem, quando na verdade não está!!!

Pessoas são felizes por desconhecer a verdadeira felicidade, por inocência, por falta de ambição. Não aquela ambição pobre, mas a ambição que leva o homem a lutar pelo que quer. O ignorante desconhece. E desconhecendo, deixa de ter senso crítico ou sensibilidade para posicionar-se diante de questões diversas. Nada tendo, nada sabendo, vivem a “vidinha” que têm, e de certa maneira (essa é a palavra!!!) são felizes.

Então , de que forma relacionar ignorância com felicidade ??? Podemos dizer que Felicidade não é a ausência de problemas , mas a habilidade para lidar com eles. A sabedoria, ao contrário da ignorância, nos dá habilidade para lidar com problemas. A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive, porque a vida não mede o tempo, mas o emprego que dela fazemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário