domingo, 3 de setembro de 2017

Momento Desabafo


Vergonha ALHEIA em relação ao nosso TOSCO e ARCAICO sistema Judiciário. Infelizmente a tônica tem sido essa: 5 anos na faculdade de Direito, aprovação em concurso megaconcorrido (ou, em muitos casos, indicação política) e a sonhada LEGITIMIDADE. A partir daí, começa o problema: adquire-se a "permissão" para fazer M atrás de M, sem ser questionado, pois "tem autoridade para tal". É uma relação DIRETAMENTE proporcional: quanto mais graduações, especializações, MAIOR a tal legitimidade. 

O fato é que a Ciência Jurídica não é uma Ciência Exata, não é simplesmente "decorar leis", é mais do que isso. É sobretudo uma ciência de natureza INTERPRETATIVA e esse vem sendo o grande problema: a FALTA de SENSIBILIDADE na aplicação das leis. NÃO adianta ter exímio e amplo conhecimento se NÃO souber o que fazer com ele. Chegam a ser PATÉTICAS, vergonhosas, algumas decisões tomadas. A impressão é que esses "seres supremos", "inalcançáveis", se formaram em um supermercado, não é possível !!! 

O pior de tudo é ter que ouvir ou ler, como mecanismo de defesa: "Você quer saber mais que um Juiz, que estudou 5 anos para isso ? Quem é você para contestar uma decisão do Juiz ?" Respondendo às perguntas: SIM, enquanto NÃO houver discernimento, bom senso e hombridade na aplicação das leis, eu "QUERO SABER MAIS QUE UM JUIZ QUE 'ESTUDOU' 5 ANOS..." e, infelizmente, NAO aprendeu NADA. "QUEM SOU EU...": um cidadão comum, consciente da sua relação direitos e deveres e que NÃO precisa, necessariamente, ser formado, pós-graduado e especializado em Direito para apontar EQUÍVOCOS, de avaliação e julgamento BÁSICOS, em temas de natureza predominantemente HUMANA, cotidiana. 

Por favor, PAREM !!! ...tá ficando feio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário