sexta-feira, 30 de abril de 2010

Acaso x Destino



Quem nunca ouviu a corriqueira ou costumeira frase: “Nada acontece por acaso” ?? Será mesmo que tudo tem um propósito ??? Sinceramente , não creio que DEUS ou o Destino simplesmente decida nossa vida desde o começo. Caso contrário, não nos seria dado o livre arbítrio (que por acaso usamos pra fazer besteiras sem tamanho rs). Se fosse tudo escrito desde o começo não teríamos motivos pra tentar melhorar nossas vidas, ficaríamos em casa comendo chocolate e vendo TV, pois um dia iria dar tudo certo (ou não rs). O destino não está programado nem é inevitável. O destino é uma questão de escolha. (OK , admito que de vez em quando somos “forçados” a fazer certas escolhas).

Colhemos aquilo que plantamos ??? Nem sempre. Vejamos: você é uma pessoa super gente boa , se dá bem com todo mundo. Simplesmente alguém te viu a primeira vista e não gostou de você (“o santo não bateu”). Nesse caso você está colhendo aquilo que plantou ??? (Lembrando que você não fez nada , ou seja , “você não plantou nada “ e a pessoa simplesmente “não foi com a sua cara”). Como vais colher algo sem ter plantado ??? rs. Essa é uma questão pura e simplesmente de Empatia.

“Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos” (Albert Einstein). Será ???

Exemplo 1: você estuda um ano todo a fim de passar em uma prova (vestibular, concurso público , etc) e no fim não passa. Isso é acaso , falta de sorte, fatalidade. Você mereceu isso ??? (passou o ano todo estudando, abriu mão de várias coisas importantes , deixou de namorar , sair e etc).
Exemplo 2: você é um namorado (a) fiel e o fdp ou a fdp te coloca um chifre (sem motivos , a vida a dois está perfeita , tudo caminha bem , ou seja , não há brechas e/ou buracos na relação) e lhe faz sofrer. Você mereceu isso ??? ou o ser humano que é falho ao extremo pra cometer injustiças ?? (questão interessante a se pensar rs)

Ao meu ver , há uma tênue (suave) porém importante diferença (podemos dizer confusão) entre predestinação e destinação. Apresento um exemplo: Você foi a uma ótica comprar um óculos. Este óculos foi predestinado para ser usado na cabeça, na frente dos olhos. Mas o destino desses óculos pode ser outro , pois você pode optar por não usá-lo ou usá-lo em outros locais (escolha única e exclusivamente sua rs).

A única predestinação pela fé e cientificamente provada chama-se, Morte. Se você acredita na teoria do “ Nada acontece por acaso” , você automaticamente exclui o princípio do Livre Arbítrio.

Novo Exemplo: Uma criança que cresce no meio da criminalidade não será necessariamente um criminoso. Dependerá de sua escolha.

- Predestinação ou até mesmo Acaso: nasceu em uma favela (tem tudo para sofrer influência negativa do meio) , convivendo diariamente com a criminalidade.
- Livre Arbítrio: escolher se continuará ou não em meio a criminalidade , se será ou não um bandido.

Bom , vamos tentar definir agora o que é o Acaso. Podemos chamar de Acaso duas coisas que ocorrem ao mesmo tempo, sem que sejam propositalmente provocadas a ocorrerem.

Exemplo: Penso em uma pessoa, um segundo depois o telefone toca, quando atendo é a pessoa que eu estava pensando. Agora vos pergunto: premonição (destino) ou acaso???

Vejamos o que pode ocorrer (novo exemplo):

*Sonhar com queda de avião e isso ocorrer;

*Sonhar com queda de avião e isso NÃO ocorrer;

*NÃO Sonhar com queda de avião e um avião cair;

*NÃO Sonhar com queda de avião e um avião NÃO Cair;

Observe que no primeiro exemplo as duas coisas são possíveis de ocorrer, e se de fato , ocorrerem ao mesmo tempo (algo muito mais difícil), pensamos ser coisa paranormal ou afim.

Apesar de minhas argumentações , existe uma teoria chamada: Teoria da Sincroneidade, que afirma que nada acontece por acaso , tudo no Universo está ligado por leis matemáticas e um acontecimento influi nas probabilidades de um outro ocorrer (o que é bem pertinente). Além do mais , a Física Quântica já provou que o pensamento humano também é capaz de alterar as probabilidades de eventos ditos fortuitos (ao acaso). Por isso , não se assuste se estiver pensando naquela pessoa e, de repente, cruzar com ela...

Por fim , podemos dizer que isso tudo é uma questão de concepção e influências, se você é cristão, religioso ou “alienado” à bíblia (um fanático religioso), o acaso não vai existir, mas se você seguir a linha de pensamento existencialista (visão científica), irá encontrar uma posição filosófica que coloca o homem como único agente responsável por si, portanto, nega a concepção religiosa de destino.

De qualquer forma , acredito em um “meio termo”: certas coisas , inegavelmente ocorrem por força do destino , mas muita coisa acontece simples e unicamente por acontecer , sem que isso necessariamente acrescente algo à sua vida.

Amor x Paixão



Não devemos confundir amor com paixão. Apesar de intimamente ligados, são sentimentos completamente diferentes. Não seria nenhuma insensatez afirmar serem contraditórios. Por definição, amor é o ato de amar (o que não é tão simplório quanto parece) e a paixão ??? Bem ... a paixão ... Está aí uma boa pergunta.

Descrever certos sentimentos é bastante complicado, mas podemos tentar. Paixão é o ato de se apaixonar (Vamos colocar dessa forma rs). É quando olhamos alguém desconhecido à primeira vista e nos encantamos, sem questionamentos, sem julgamentos , simplesmente ficamos ensandecidos , sem pensar em qualquer outra coisa a não ser na pessoa enamorada. Paixão é algo rápido , avassalador , instantâneo , vem “do nada” , chega a ser assustador em um primeiro momento. Acaba com a mesma facilidade que começa , ou seja , acaba “do nada” rs.

Já o amor , é sublime , é calmo , tranqüilo , acontece aos poucos , com um gesto sutil aqui , uma troca de olhares ali , um sorriso enorme todo dia ao ver a pessoa , um friozinho na barriga (o chamado “borboletas no estômago”) só de estar ao lado dela(e) , a inundação das suas pálpebras só de pensar/imaginar um momento de extrema felicidade que aconteceu ou está para acontecer entre vocês ,uma convivência cotidiana (cursinho,colégio,faculdade,etc),coisas simples que nos dão a sensação de retorno à infância (ê coisa boa !!!). Ao contrário da paixão , aumenta a cada dia que passa e o melhor de tudo: o amor NÃO ACABA !!! Isso mesmo , ele não acaba , apenas é transferido para outra pessoa.

Quer coisa melhor do que estar apaixonado ??? Quer coisa melhor do que estar amando ? ?? Qual dos dois eu prefiro ??? Acho que sou como Cazuza: “Eu quero a sorte de um amor tranqüilo. Com sabor de fruta mordida...” . Sou adepto daquelas amizades que viram amor , já vivi isso e sinceramente quero novamente. Observar a pessoa diariamente e a cada dia que se passa , ter a certeza de que “ela” é a mulher certa para minha vida. Ter a certeza de que minha luta pela sua conquista não será em vão. Afinal , as mulheres hoje estão tão “modernas” ... Maldito Séc XXI !!! rs ... está cada vez mais complicado.

Deixando as lamúrias de lado e retornando à escrita , posso dizer que em matéria de amor eu repito Mário Quintana : "Melhor amar sem ser amado que ser amado sem amar". Nada como sonhar acordado pensando na pessoa enamorada , fazer coisas involuntárias em função desse amor , terminar um dia difícil de trabalho e/ou estudo e lembrar que você tem determinada pessoa em sua vida (o que é uma motivação a mais nessa vida desgastante) , viver no mundo da lua , querendo ou não você tem uma perspectiva , um sonho que alimenta sua esperança e traz leveza a sua vida . O mesmo não se verifica no ato de ser amado sem amar , algo sem graça , sem sal ao meu ver , e que nos deixa um imensa sensação de vazio interior , servindo apenas para “inflar o ego”.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Polêmica e fundo do poço



Vamos falar de assuntos polêmicos ??? Eurico Miranda !!! Isso mesmo , amado por poucos e odiado por muitos. Odiado ??? Na verdade , não seria bem essa a palavra , e sim "incompreendido". Eurico deu projeção ao vasco: ganhou 3 brasileiros , 1 libertadores , 1 mercosul , alguns estaduais e alguns torneios internacionais (Ramón de Carranza , etc), portanto é sim um vitorioso. Muitos irão afirmar (geralmente os mais novos , a "geração teen" de torcedores do vasco): "Quem ganhou foi o Calçada!!!". Pobres ingênuos(as). Calçada foi importante ?? óbvio que foi , mas era apenas uma espécie de "pano de fundo" para o mandatário Eurico. Fato é que essa associação deu certo , certo não , muito certo , o vasco foi muito feliz nesse período , ganhamos respeito, mais do que já tínhamos (devido a nossa única e gloriosa estória), admiração, destaque na mídia (tiveram que nos engolir , a fase era muito boa) , e um número crescente de novos torcedores. Infelizmente houve , digamos , um "desentendimento" com a "toda poderosa" Rede Bobo de Manipulação (Eurico estava coberto de razão , defendia única e exclusivamente os interesses do clube). Esta , por sua vez , não soube separar a figura do Dr Eurico Angelo de Miranda da Instituição , mais que centenária , Clube de Regatas Vasco da Gama , e daí vem parte do ódio permanente da torcida em relação à emissora. Tentaram afetar o vasco de todas as formas possíveis , e conseguiram. O prejuízo maior sobrou para quem ??? isso mesmo , para o vasco. Contra o Eurico , nunca conseguiram provar nada.
Voltando ao foco principal , motivo pelo qual escrevo este post: Eurico , nos últimos 8 anos (após a saida de seu aliado Calçada e por motivos pessoais) , estava completamente "perdido". É duro de admitir , mas já estava mais que na hora de "ceder seu trono" , seu tempo já havia passado. O problema maior , reside justamente aí: estávamos tão na ânsia , tão desesperados por mudanças , que preferimos (a maioria) apostar em um despreparado , um sem pulso. O próprio Eurico afirmou em uma de suas inúmeras entrevistas que o dia que aparecesse um substituto à sua altura ele renunciaria ao cargo. Como dizia o velho ditado: "O apressado come crú". Bem feito !!! Só tenho , ou melhor , só temos a lamentar. Eu quis e pedi o Banana , ops , o Dinamite. Me arrependo profundamente !!! Vamos ser sinceros , coerentes , adultos e sensatos: estava ruim com Eurico ??? estava , mas com o Banana ficou muito pior!!! (bem que minha mãe avisou , nada é tão ruim que não possa piorar rs). Para terminar , sei que muitos estão pensando: "Eurico é ladrão" , e eu vos digo: Não sejas ingênuo(a), todo dirigente é ladrão (sou obrigado a generalizar , até me provarem o contrário !!!) , o próprio Banana , apesar da cara de santo , também mete a mão (há muita coisa mal explicada , só não vê quem não quer). Então , ladrão por ladrão , que permanecesse o Eurico , pois pelo menos tínhamos um cara que realmente brigava pelos interesses do clube (e como brigava , até interrompeu um jogo em que roubavam e muito o vasco - Vasco x Paraná - 1999 ). E agora ?? O que temos ??? um banana , um omisso , uma hiena, e consequentemente o vasco indo cada vez mais para o fundo do poço.

VASCO: Abismo sem fim ?



Muita gente se pergunta como montar um time competitivo em um clube cheio de dívidas. A resposta é muito simples , clara e objetiva: Noções Básicas de Administração. O Vasco sempre foi conhecido por ter uma boa base,por ser formador de craques (Romário, Edmundo, Roberto Dinamite , Bismarck , Geovane , Felipe , Pedrinho , entre outros), no entanto,não usufrui do que está "logo abaixo do seu nariz". Para começar , precisamos "enxugar" o elenco , se desfazendo ou emprestando jogadores que não nos deram retorno. Com isso,faríamos dinheiro em caixa , o suficiente para viabilizar contratações pontuais e de peso. Com o nível do futebol brasileiro atual,o time que for mais ousado e trouxer uns 4 nomes diferenciados, ganhará , com folga o brasileirão 2010. Não precisa ter tanto receio , pois dever, todos devem e nem por isso deixam de pensar alto , de fazer grandes contratações. Pelo contrário , enxergam nisso uma oportunidade ou uma estratégia de salvação. Pensemos: grandes nomes garantem certamente presença massiva da torcida , maior visibilidade ao clube,aumento considerável na venda de camisas (principalmente se esses craques renderem o esperado e caírem nas graças da torcida) , tudo isso garante lucros extraordinários. É tudo uma questão de marketing, é só saber explorar. O resto do elenco seria composto justamente por jovens da nossa base (já que é para apostar,que apostem na base !!!).
Quem nunca ouviu falar da célebre frase: "Enquanto houver um coração infantil , o vasco será imortal" ? Então, é essa a chave , aliada a um pouquinho de criatividade e ousadia , para sairmos desse abismo , na visão de muitos , "sem fim".